A Receita Federal anuncia a abertura de consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de outubro de 2024, programada para esta quinta-feira (24), às 10h. Neste lote, mais de 264.602 contribuintes serão beneficiados, com um valor total de R$ 700 milhões em restituições. De acordo com a distribuição dos recursos, R$ 373,5 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos, pessoas com deficiências e professores, além daqueles que adotaram a declaração pré-preenchida ou optaram pela restituição via PIX.
O pagamento das restituições será efetuado no dia 31 de outubro, incluindo 53.433 contribuintes não prioritários e 11.360 beneficiados em decorrência de calamidade no Rio Grande do Sul. A consulta pode ser realizada acessando o site da Receita Federal, sob a aba “Meu Imposto de Renda”, onde os contribuintes podem verificar detalhes sobre a situação da declaração e possíveis pendências que possam levar à retenção na malha fina.
Para facilitar o acesso às informações, os contribuintes também podem utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones. Este oferece uma consulta direta às bases da Receita sobre a liberação das restituições do IRPF e verificações da situação cadastral de CPFs. Restituições retidas em malha só serão liberadas após correção das declarações ou comprovação de correção por parte do contribuinte, garantindo a correção de eventuais inconsistências.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.