keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça três destinos preferidos entre naturistas em Santa Catarina

Para você que está planejando as férias de verão, separamos algumas dicas de destinos naturistas/nudistas em Santa Catarina, que estão entre os mais procurados pelos turistas brasileiros, especialmente durante o verão

2528181529 ed987751c4 b Visor Notícias

A Wikipédia, a enciclopédia da internet, define o naturismo como um “conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes”. Ser um naturista, então, é um modo de vida, que vai muito além do que viver desprovido de roupas. A sociedade comum, entretanto, não aceita muito bem esse jeito mais natural de viver. E se você sair por ai sem roupas pode até ter que dormir na prisão e vai precisar de um advogado.

É por isso que muitos dos espaços para o naturismo e consequentemente para o nudismo são mais reservados, embora sempre despertem a curiosidade de vizinhos e passantes. O naturismo, de outro lado, também é um nicho de turismo, que leva os adeptos dessa prática aos mais diversos locais do mundo – normalmente para paisagens de tirar o fôlego, que fazem muito bem valer o valor do ingresso ou o constrangimento – para alguns ou para os iniciantes – de ter que desfilar sem roupas pela mata ou pela areia.

Separamos então algumas dicas de destinos naturistas/nudistas em Santa Catarina, que estão entre os mais procurados pelos turistas brasileiros, especialmente durante o verão, onde a falta das roupas não corre o risco de te provocar uma pneumonia. As atrações ainda passam bem longe do estilo “Largados e pelados”, daquela série da TV. A estrutura sempre favorece o contato com a natureza.

Balneário Camboriú – Praia do Pinho

cusnoticiafotos foto 5856 Visor Notícias
Praia do Pinho se tornou famosa nos anos 1980 – Foto – Secretaria de Turismo de BC

É nesta que é umas principais cidades praianas brasileiras que encontramos a mais antiga e tradicional praia naturista ou nudista do Brasil. Ela ficou nacionalmente conhecida durante a década de 1980. Hoje, ela é ponto de referência para quem busca um local tranquilo para entrar em contato com a natureza. Por lá há até uma divisão – um setor onde roupas são opcionais e outro com nudez total. Uma espécie de área de adaptação.

A praia é pequena, são cerca de 500 metros de faixa de areia, mas a paisagem compensa. A natureza preservada domina. São rochas e costões e muita área verde na praia de trás – o cenário para quem chega lá é de tirar o fôlego. Dá até pra se hospedar por lá. Mas apenas pessoas que possuem o passaporte de membro da Federação Brasileira de Naturismo podem fazer reservas no local. A carteirinha pode ser adquirida no site da entidade (www.fbrn.org.br).

A areia é clarinha e o mar tem ondas fortes em muitos momentos, mas pode ser aproveitado por crianças na orla. A presença dos pequenos, aliás, é tema de dúvida para muita gente: o naturismo prega o contato com a natureza e não tem nenhuma conotação erótica. Os costões também são atração. Os frequentadores costumam usar o local para entrar em contato máximo com a natureza, despidos, e relaxar em uma das mais belas praias de Balneário Camboriú. A vegetação preservada e o belo oceano contribuem para deixar a paisagem daquele jeito que todos gostam nas férias, podendo apenas apreciar a beleza natural sem maiores preocupações.

Florianópolis – Praia da Galheta

2528181529 ed987751c4 b Visor Notícias
Praia é considerada opção para o publico LFBTQI+ – Foto Horteis Costa Norte/Internet

O ponto naturista da Ilha de Santa Catarina é a Praia da Galheta. É uma praia de mar aberto localizada ao leste de Florianópolis e por lá o nudismo é opcional. A praia, faz algum tempo, também é considerada opção pelo público LGBTQI+. Na alta temporada, é comum encontrar homens desacompanhados caminhando pela orla para curtir a bela paisagem, mas também em busca de uma paquera.

A Galheta tem 950 metros de extensão. Para chegar nela, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos que tem acesso pela vizinha praia Mole –um dos principais redutos LGBTQI+ da capital catarinense. Além das belezas naturais os frequentadores costumam dizer que é a “praia sem preconceito”. Diferentemente da maioria das praias naturistas no país, que só permitem a entrada de casais ou de naturista portador de identificação da FBRN, os homens sozinhos têm a entrada liberada. Mas calma, por lá também há muito respeito e não há nada que possa ser considerado erótico ou nesta linha.  

A liberdade na Galheta foi conquistada aos poucos. Nos anos 90, quando a praia foi oficializada naturista, alguns moradores picharam nas pedras ofensas e ameaças ao público gay. Hoje, ninguém mais tem tamanha ousadia. Os frequentadores tem combatido de maneira intransigente esse tipo de comportamento, da mesma forma que combatem quem tem algum comportamento considerado estranho ao conceito do naturismo.

Palhoça – Praia de Pedras Altas

61220423 2133305050115383 1337885765857705984 n Visor Notícias
Recando surgiu com chegada de uma família de gaúchos há cerca de 30 anos – Foto Facebook oficial da praia

Outro recanto naturista de Santa Catarina é a praia de Pedras Altas, na Enseada do Brito, em Palhoça, região da Grande Florianópolis. Por lá a tranquilidade e privacidade são pontos fortes, ao lado da natureza e do contato com o mar. O naturismo na praia surgiu com um casal de gaúchos, trinta anos atrás. Eles fundaram uma pousada e por lá e recebem turistas de diversos estados e países. Famílias vindas de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina são a maior parte dos hóspedes.

Antigamente até chegavam por lá alguns curiosos. Agora sãos apenas pessoas que gostam de verdade deste estilo de vida e voltam sempre. A praia é dividida por pedras e pela vegetação em dois pequenos trechos. Desacompanhados ficam na primeira praia. Casais e famílias, na segunda. É uma divisão não oficial, adotada pelos frequentadores.

Para chegar em Pedras Altas é preciso primeiro ir até a entrada da Enseada do Brito. A entrada fica no km 232 da BR-101. O acesso é pela BR-101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção ao Sul do Estado. Depois de passar a praia, siga em frente na estradinha de chão batido. Mas em poucos quilômetros será possível avistar a placa que delimita a região de naturismo. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Segurança

Corpo em decomposição é encontrado próximo de rio em SC

Cadáver foi localizado na linha São José da Barra Verde em Herval d’Oeste

Segurança

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Bombinhas

Prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (24)