keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Conheça o alimento supernutritivo que se adaptou a todas as culturas e ‘mudou o mundo’

Legume foi descoberto nos Andes, mas está presente na culinária tradicional de diversos países

Em de 1957, o filósofo francês Roland Barthes chamou a batata frita (la frite) de “patriótica” e símbolo da “francesidade”. Mas um século antes, uma praga havia destruído as plantações de batata da Irlanda, levando à chamada Grande Fome, que em poucos anos reduziu pela metade a população local, produzindo um efeito em cascata de décadas de turbulência econômica e social. A batata é um alimento simples e comum nas mesas da grande maioria das famílias do mundo atualmente e pode ser considerado um alimento adaptado a todas as culturas e fonte fundamental de alimento.

Os principais produtores mundiais de batata são China, Índia, Rússia e Ucrânia, respectivamente. Mas nenhum desses países pode chamar a batata de “nativa”. As informações são de reportagem da BBV Brasil. A batata começou a ser cultivada na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, há cerca de 8 mil anos e só foi levada para a Europa em meados de 1500, de onde se espalhou para o resto do mundo.

Para o resto do mundo além dos Andes, a batata pode não ser nativa, mas parece local. A historiadora de alimentos, Rebecca Earle, chama o tubérculo de “o imigrante mais bem-sucedido do mundo”, uma vez que sua origem se tornou irreconhecível para produtores e consumidores de toda parte.

“É cultivada praticamente no mundo todo, e em praticamente todos os lugares, as pessoas a consideram um alimento regional.”

Para o resto do mundo além dos Andes, a batata pode não ser nativa, mas parece local. Earle chama o tubérculo de “o imigrante mais bem-sucedido do mundo”, uma vez que sua origem se tornou irreconhecível para produtores e consumidores de toda parte.

Após serem domesticadas, as primeiras plantações do tubérculo se espalharam pela cordilheira e se tornaram um suprimento alimentar crucial para as comunidades indígenas, incluindo os incas – sobretudo por meio do chuño, alimento à base de batata liofilizada que pode durar anos ou até décadas. Em 1532, a invasão espanhola pôs fim ao Império Inca, mas não ao cultivo de batatas.

Os conquistadores cruzaram o Atlântico de volta à Europa levando os tubérculos, como fizeram com outras culturas, como de tomate, abacate e milho. E, pela primeira vez na história, a batata se aventurou além das Américas.As primeiras variedades andinas de batata tiveram dificuldade para se adaptar à Espanha e outras partes da Europa continental. Mas isso não durou por muito tempo.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Mais notícias

Segurança

Vídeo registra acidente entre dois helicópteros que resultou em dez mortes

Aeronaves estavam participando de um ensaio para um desfile da Marinha; caso ocorreu nesta terça, na Malásia

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital