keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Conheça Nova Veneza em SC

Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana e as referências à Itália são visíveis em diferentes pontos turísticos da cidade

0477469001531938520 Visor Notícias
Divulgaçaõ/PMNV

Conheça Nova Veneza em SC, a cidade mais italiana do Estado.

A cidade faz divisa com outras como Criciúma, Forquilhinha e Bom Jardim da Serra, com uma população de pouco mais de 15 mil habitantes.

A cidade possui o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana e as referências à Itália são visíveis em diferentes pontos turísticos da cidade, que iremos te mostrar a seguir.

O que fazer no Centro de Nova Veneza

Gôndola Lucille
2156064 resize 1500 1500 Visor Notícias

A famosa e típica embarcação a remo usada para navegar pelos canais de Veneza, na Itália, pode ser conhecida de perto em solo catarinense. No Centro de Nova Veneza, na Praça Humberto Bortoluzzi, encontra-se uma delas, chamada de Gôndola Lucille. A embarcação é oficial e foi doada pelo governo vêneto à cidade. É uma das apenas quatro que estão fora do país europeu.

A gôndola de Nova Veneza fica em um lago artificial, onde é possível entrar na embarcação e fazer registros, sem navegar. O cenário é lindo e rende ótimas fotos. É tradição também jogar uma moeda no lago para dar sorte. Não custa tentar!

Assim como na cidade italiana, em Nova Veneza o turista é atendido por funcionários vestidos tipicamente como gondoleiros. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 22h, todos os dias. Não há cobrança de taxas.

Rua Coberta
Rua Coberta Nova Veneza 2 Visor Notícias

A Rua Coberta fica anexa à praça Humberto Bortoluzzi, bem no Centro de Nova Veneza. Com teto de acrílico, vitrais coloridos e luminárias em estilo de arandelas, é um local charmoso e aconchegante. Lá você encontra lojas, restaurantes e cafés.

Ponte Dei Morosi
11568617 wQGWcgcjXmZ8ehfAZHazYty7QKl4F M9AugOvaUs4PE Visor Notícias

A Ponte dos Namorados, traduzida do dialeto vêneto, é um ótimo ponto turístico para se curtir a dois em Nova Veneza. É nela que os casais apaixonados penduram cadeados como símbolo do amor eterno. Além disso, é uma bonita passarela de travessia do Rio Mãe Luzia e vale a pena ser visitada.

Museu do Imigrante
fica ao lado da matriz Visor Notícias

O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca fica em um casarão construído no século 19 e um dos prédios mais antigos de Nova Veneza. A edificação chegou a ser, inclusive, a Prefeitura da cidade e a Câmara de Vereadores. Desde 1991 é a casa do museu. Lá você encontra peças que ajudam a contar a história do município e da região.

O acervo é composto por documentos, vestuários, máquinas, ferramentas, mobílias, entre outras. Todas as peças foram doadas pela população e uma delas se destaca: o goniômetro, instrumento utilizado para fazer a medição dos lotes da colônia de Nova Veneza.

O museu fica na Rua Cônego Miguel Giacca, ao lado da Igreja Matriz São Marcos. É aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Não há cobrança de entrada.

Igreja Matriz de Nova Veneza
Igreja Matriz Sao Marcos Nova Veneza 1 Visor Notícias

Obra do ano de 1912, a Igreja Matriz é um dos principais pontos turísticos no Centro de Nova Veneza. Além de sua arquitetura com elementos em estilo neoclássico e a torre que fica ao fundo do prédio e não à frente, há vários outros componentes que a tornam atrativa.

Na porta principal, por exemplo, há uma escultura em bronze do Leão de São Marcos. A imagem é símbolo da cidade de Veneza e foi doada pelo governo vêneto ao município catarinense. Da Itália também veio o relógio da Igreja, em 1922. No Brasil todo, existem apenas dois iguais a esse.

Se você estiver andando pelas ruas do Centro ouvirá a cada 30 min o badalar dos sinos da Igreja Matriz. Às 12h, as badaladas aumentam para anunciar a metade do dia. Já se você escutar alguém falando alto e em bom som, é possível que seja a Voz do Leão.

O serviço comunitário da Igreja comunica a população sobre falecimentos e anúncios públicos importantes quando necessário. A Igreja Matriz de Nova Veneza fica na Rua Cônego Miguel Giacca, no Centro da cidade. É aberta todos os dias, das 9h ás 17h.

O que fazer na área rural de Nova Veneza

Casas de Pedra
490c80d9f80862904aa54e0066283c03 Visor Notícias

Um conjunto de três casas, localizado na Via Centenária de Nova Veneza, sobrevive ao tempo desde o século 19, quando foram construídas. Utilizando uma técnica que combina pedras e barro, começaram a ser erguidas por volta de 1890.

Ao se deparar com o terreno repleto de pedras, o imigrante Luigi Bratti resolveu aproveitá-las para as construções. As edificações serviam, na época, como sobrado residencial, cozinha e estábulo. As três casas de pedra são abertas à visitação.

Dentro delas ainda estão móveis e objetos do período da colonização. Pelo seu valor histórico e raro, foram tombadas como Patrimônio Histórico Estadual e Nacional. Não há em toda América Latina um conjunto de casas de pedra como essas.

As casas são abertas à visitação aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h. A taxa de entrada é de R$ 5. Para chegar até elas, o caminho é pela Via Centenária, estrada aberta no período da colonização que liga Nova Veneza ao Distrito de Caravaggio.

Vinícola Borgo
7 motivos para visitar a Vinicola Borgo em Nova Veneza 7 Visor Notícias

Para quem gosta de vinhos e belas paisagens, esse é um ponto turístico que deve constar no roteiro de viagem à Nova Veneza. A sete km do Centro da cidade, a Vinícola Borgo está instalada em um castelo de pedra com vista para morros e montanhas.

A fabricação de vinhos é uma tradição mantida pela família que veio do Norte da Itália e está no município desde a fundação da colônia, em 1891. Até a quinta geração, o vinho era fabricado apenas para consumo próprio. Faz 20 anos que a família decidiu trabalhar profissionalmente com a bebida.

Além do vinho, também se fabrica licores, geleias e outros produtos que mantêm viva a tradição dos nonos e nonas. É possível conhecer as áreas abertas do castelo, como o salão que guarda antigos garrafões de vinhos, máquina de costura, ferro e outros objetos de séculos passados. O terraço com vista para as montanhas pode ser igualmente visitado.

Cachoeira do Cantão
borda infinita cachoeira cantao Visor Notícias
Borda infinita da Cachoeira do Cantão

É o mais bonito conjunto de quedas d’água de Nova Veneza e o mais procurado também. Localizado no interior do município, a 10 km do Centro, fica dentro de uma propriedade particular, cobrança de entrada.

Ao todo são oito quedas. A principal delas escorre por um paredão de pedra a 50m de altura. Acima dessa, há outras sete quedas d’água que juntas formam uma piscina natural com borda infinita em meio à natureza.

A vista lá de cima alcança os verdes campos de Nova Veneza. Só possível acessar o local com o acompanhamento de guias. Há duas opções de trilha: uma que leva até a cachoeira principal, num total de 3 km de percurso.

Essa cidade é encantadora, não é mesmo?

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, um marco com 200 anos de história, é um dos muitos tesouros turísticos que merecem ser explorados

Turismo

Balneário Camboriú terá 90% de ocupação hoteleira durante o feriado de Páscoa

Os restaurantes da cidade também devem registrar um crescimento na movimentação de clientes

Mais notícias

Segurança

Uma mulher foi morta a cada 4 dias e meio em março em SC

Do total de 20 feminicídios, 10 ocorreram apenas em março deste ano