keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Conheça a síndrome do pescoço de smartphone; entenda

Ficar muito tempo no celular pode causar síndrome de text neck

pixaby 3 Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

O celular facilitou a vida em muitos sentidos. Mas, com ele, muitos problemas também surgiram. Com o uso cada vez mais intenso dos aparelhos, seja para trabalhar, redes sociais, paqueras e serviços, ficar bastante tempo no celular é algo que já faz parte de muitas pessoas. Mas, pouca gente sabe, que a forma como nos inclinamos para olhar as telas de celular é errada e por causar uma síndrome chamada text neck (‘pescoço texto’, em português).

Esse problema atinge a coluna cervical e pode trazer alterações irreversíveis na curvatura da coluna. A projeção da cabeça, que é sutil e mal percebemos, também é responsável por dor cervical crônica, torcicolos recorrentes, hérnia de disco cervical, bicos de papagaio, entre outros.

“Fletir a cabeça para a frente e, consequentemente, a coluna cervical traz mais pressão à parte anterior dos discos intervertebrais, o que pode gerar dano a essas estruturas. Nossa coluna não é reta, existem curvaturas fisiológicas que facilitam o seu bom funcionamento. Ao fletir a cabeça, perdemos a lordose fisiológica, podendo ficar retificada e mesmo com inversão da curvatura, ou seja, uma cifose cervical”, explicou o diretor do Hospital Dia Amato e médico neurocirurgião Dr. Marcelo Amato.

O especialista ressalta que, claro, deve-se considerar que a posição incorreta acompanha a humanidade há muito tempo, não sendo apenas os celulares os responsáveis. A postura adotada para leitura ou estudo em mesa plana por estudantes por tempo prolongado, por exemplo, sempre trouxe prejuízo à coluna cervical. Com o boom dos celulares, a queixa aumentou Além disso, o problema não tem faixa etária, atingindo crianças e adolescentes que tem a “situação nitidamente associada à hábitos ruins como sedentarismo, tempo prolongado em jogos eletrônicos e postura inadequada para estudo ou lazer.”

Como evitar o desenvolvimento da síndrome?

Para o Dr. Amato, a regra principal é manter o pescoço neutro, ou seja, os braços devem levar o celular ou tablet para a frente dos olhos. Contudo, essa posição pode cansar braços e, consequente, levar a tensão cervical, portanto, sempre que possível deve-se apoiar os braços ou cotovelos, o que é mais fácil na posição sentada. Para aqueles que já possuem problemas na coluna, a atenção deve ser redobrada ao usar o celular. Fazer atividade físicas pode ajudar a prevenir lesões na cervical.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Olhar Digital

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Homem se revolta e depreda portas de UBS em Barra Velha

O homem teria se irritado por encontrar o estabelecimento fechado no horário de almoço

Saúde

Balneário Camboriú tem segundo óbito por dengue em 2024

Vítima é um homem de 73 anos com comorbidades

Saúde

Pneumonia misteriosa deixa 60 pessoas hospitalizadas em Buenos Aires

A infecção afeta principalmente jovens saudáveis; um terço dos pacientes apresentaram sinais de psitacose, uma doença transmitida por aves

Saúde

SC enfrenta baixa adesão na vacinação contra gripe

Apenas 20,7% das doses disponíveis foram aplicadas desde o início da campanha em 18 de março

Mais notícias