keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Congresso realizado em Bombinhas trata de finanças, contabilidade e controladorias municipais

Mais de 400 pessoas entre prefeitos, secretários, gestores, servidores e técnicos municipais, de várias regiões do estado, participaram, de segunda até esta quarta-feira (20 a 22), do 14º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores […]

Mais de 400 pessoas entre prefeitos, secretários, gestores, servidores e técnicos municipais, de várias regiões do estado, participaram, de segunda até esta quarta-feira (20 a 22), do 14º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, em Bombinhas, no Hotel Vila do Farol. O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com a execução da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e o patrocínio da Betha.

O evento que teve como objetivo capacitar e atualizar os técnicos das áreas de Finanças, Contabilidade e Controladoria com relação aos temas relevantes do ano eleitoral e final de mandato, ainda contou com o apoio da Prefeitura de Bombinhas e Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí. Para o contador da AMFRI, Jean Carlos Coelho, o congresso oportunizou obter importantes conhecimentos. “Além da importância para atualização destas áreas dos municípios, podemos contar com alguns cases de sucesso de municípios do estado, e esta troca de experiências se faz muito importante para nossos municípios frente à situação financeira que enfrentamos”.

Na abertura, realizada segunda-feira, o prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, recebeu os participantes e destacou a importância do trabalhado dos servidores que atuam na área de finanças, contábil e de controladoria. O diretor executivo da FECAM, Rui Braun, representou o presidente da entidade, Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí. Rui falou dos desafios e agradeceu a forma coletiva com que o evento foi construído. “Esse evento foi produzido com uma característica muito especial que foi o debate aberto produzindo e levantando assuntos. O mais importante é isso, a construção coletiva, dos temas cotidianos e também os de protagonismo”, coloca.

Participaram ainda da mesa de honra o diretor da Diretoria de Controle dos Municípios – DMU/TCE, Moisés Hoegenn; o representante da Confederação Nacional de Municípios – CNM, Hugo Lembeck; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Marcelo Seemann; e o presidente do Conselho de Órgãos Fazendários de Santa Catarina, Flávio Martins Alves. A noite de abertura contou com a palestra Magna da coaching Vanessa Tobias com o tema Gestão do Conhecimento e a Inovação Governamental.

Na manhã do dia 21, o advogado Luiz Magno Bastos Júnior falou sobre a Lei nº 13.655/2018. “A lei traz um alento porque nos dá uma ferramenta que nos protege em situações de fiscalização, injustas muitas vezes, e ao mesmo tempo traz uma questão de responsabilidade porque exige mais transparência e exige que as gestões sejam mais eficientes”, explica ele. O professor Derli Antunes trouxe alguns dos desafios que virão para os gestores públicos e todos os envolvidos com as finanças públicas a partir do próximo ano, entre eles, o e-Social e a Matriz de Saldos Contábeis.

O Sistema Integrado de Gestão – SIG e o programa Unindo Forças foram os temas da conversa com os órgãos de controle, que contou com a presença do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público de Santa Catarina. Fluxos de Caixa, renúncias fiscais, vinculação dos planos de educação, governança na gestão púbica, controle interno, ouvidoria, lei anticorrupção são outros assuntos no centro dos debates. Na manhã do dia 22 os municípios de Saudades, Garopaba, Curitibanos, Blumenau, Palhoça e Rio das Antas apresentarão experiências bem-sucedidas na área contábil, de fazenda e controladoria aplicadas no ente municipal.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica