keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Lugares para ver o nado de golfinhos em SC

Não perca a oportunidade de visitar os lugares para ver o nado de golfinhos em SC!

Confira os lugares para ver o nado de golfinhos em SC e viva essa experiência marcante!

Além de praias e belezas naturais incríveis, Santa Catarina ainda oferece a opção de ver golfinhos bem de perto. Esses animais místicos e que despertam o interesse habitam todo o litoral, mas em dois lugares do estado existem duas espécies específicas residentes.

Na Baía de Babitonga, na região de Joinville, é possível avistar os golfinhos da espécie conhecida como Toninha. É uma população fixa, com cerca de 50 indivíduos.

No sul do estado, em Laguna, cerca de 55 botos convivem com pescadores na região do canal dos Molhes da Barra, perto da praia do Mar Grosso. A pesca com auxílio dos botos em Laguna é um espetáculo único no mundo. O mesmo tipo de cooperação é visto somente na África, mas o número de animais é bem menor.

Os botos de Laguna

Esse animal simpático desperta a curiosidade de pessoas que vem de todos os cantos do mundo. A espécie que habita a região de Laguna é conhecida como “nariz de garrafa”, o tipo mais comum (Tursiops truncatus). Equipes de televisão e produtoras do mundo inteiro visitam Laguna todos os anos para registrar a famosa “pesca com auxílio dos botos”. Esse tipo de cooperação entre boto e pescador é vista em grande quantidade somente aqui em Laguna. Na Mauritânia, existe uma população menor.

Os botos residentes habitam a região do canal dos Molhes da Barra, passeando entre as lagoas e o mar aberto. Os pescadores se posicionam com suas tarrafas na beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao presenciar os humanos, os botos começam a cercar os cardumes de peixes, principalmente as tainhas, e as afugentam em direção aos pescadores. Com o sinal dado pelo boto, o pescador lança sua tarrafa. O que sobra da tarrafa é presa fácil para os botos se alimentarem. Na época da tainha, entre abril e julho, é possível ver tarrafas cheias.

Esse animal encanta visitantes e turistas com belos saltos. É comum vê-lo também perto dos surfistas e até “pegando ondas”. É possível ver botos em Lagunas o ano inteiro.

As toninhas da Babitonga

As toninhas são espécies mais tímidas e com porte pequeno. Costumam habitar regiões com distância de 1,5 quilômetro da costa. Não têm o hábito de saltar e mostram apenas uma parte do dorso quando sobem à superfície para respirar.

Na Baía de Babitonga é mais fácil avistá-los, pois existe uma população residente de aproximadamente 50 indivíduos. Ali, eles se alimentam e procriam. Geralmente não saem desse lugar.

Por estar na lista oficial dos animais em extinção, o Projeto Toninhas, sediado em Joinville, cuida da sua preservação e monitoramento. Possui uma gestão compartilhada com extensões do projeto através de parcerias com universidades, uma delas também em Laguna.

Não perca a oportunidade de visitar os lugares para ver o nado de golfinhos em SC!

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Balneário Camboriú busca apoiadores para lançamento do Código de Turismo

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico publicou um edital de chamamento público para credenciar apoiadores

Turismo

Tour da Experiência passa por atualização em Itapema

Roteiro propõe que o visitante vivencie as práticas locais ligadas à natureza, gastronomia e cultura

Turismo

O que fazer em Bombinhas

Quer saber o que fazer em Bombinhas? Então continue lendo que separamos as melhores atividades e lugares para você visitar na sua estadia!

Turismo

Itajaí deve receber mais de 30 mil turistas na próxima temporada de cruzeiros

Cidade terá o maior número de escalas de trânsito, embarques e desembarques do Sul do Brasil

Turismo

Onde se hospedar em Porto Belo

Agora você já possui uma grande lista com várias opções para você se hospedar!

Mais notícias

Cidades

Itapema realiza audiência para apresentação da LDO 2023

A reunião aconteceu nesta segunda-feira (15/08) auditório da Prefeitura de Itapema

Cidades

Vereador Xepa pede brinquedos para crianças com deficiências nos parques de Itapema

O vereador se une à uma luta de muitas mães de filhos e filhas especiais