keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Lugares para ver o nado de golfinhos em SC

Não perca a oportunidade de visitar os lugares para ver o nado de golfinhos em SC!

16183825 Visor Notícias

Confira os lugares para ver o nado de golfinhos em SC e viva essa experiência marcante!

Além de praias e belezas naturais incríveis, Santa Catarina ainda oferece a opção de ver golfinhos bem de perto. Esses animais místicos e que despertam o interesse habitam todo o litoral, mas em dois lugares do estado existem duas espécies específicas residentes.

Na Baía de Babitonga, na região de Joinville, é possível avistar os golfinhos da espécie conhecida como Toninha. É uma população fixa, com cerca de 50 indivíduos.

No sul do estado, em Laguna, cerca de 55 botos convivem com pescadores na região do canal dos Molhes da Barra, perto da praia do Mar Grosso. A pesca com auxílio dos botos em Laguna é um espetáculo único no mundo. O mesmo tipo de cooperação é visto somente na África, mas o número de animais é bem menor.

Os botos de Laguna
16183825 Visor Notícias

Esse animal simpático desperta a curiosidade de pessoas que vem de todos os cantos do mundo. A espécie que habita a região de Laguna é conhecida como “nariz de garrafa”, o tipo mais comum (Tursiops truncatus). Equipes de televisão e produtoras do mundo inteiro visitam Laguna todos os anos para registrar a famosa “pesca com auxílio dos botos”. Esse tipo de cooperação entre boto e pescador é vista em grande quantidade somente aqui em Laguna. Na Mauritânia, existe uma população menor.

Os botos residentes habitam a região do canal dos Molhes da Barra, passeando entre as lagoas e o mar aberto. Os pescadores se posicionam com suas tarrafas na beira do canal, a pé ou de canoa, dependendo da maré. Ao presenciar os humanos, os botos começam a cercar os cardumes de peixes, principalmente as tainhas, e as afugentam em direção aos pescadores. Com o sinal dado pelo boto, o pescador lança sua tarrafa. O que sobra da tarrafa é presa fácil para os botos se alimentarem. Na época da tainha, entre abril e julho, é possível ver tarrafas cheias.

Esse animal encanta visitantes e turistas com belos saltos. É comum vê-lo também perto dos surfistas e até “pegando ondas”. É possível ver botos em Lagunas o ano inteiro.

As toninhas da Babitonga
d35EGjdd2CFl89e Visor Notícias

As toninhas são espécies mais tímidas e com porte pequeno. Costumam habitar regiões com distância de 1,5 quilômetro da costa. Não têm o hábito de saltar e mostram apenas uma parte do dorso quando sobem à superfície para respirar.

Na Baía de Babitonga é mais fácil avistá-los, pois existe uma população residente de aproximadamente 50 indivíduos. Ali, eles se alimentam e procriam. Geralmente não saem desse lugar.

Por estar na lista oficial dos animais em extinção, o Projeto Toninhas, sediado em Joinville, cuida da sua preservação e monitoramento. Possui uma gestão compartilhada com extensões do projeto através de parcerias com universidades, uma delas também em Laguna.

Não perca a oportunidade de visitar os lugares para ver o nado de golfinhos em SC!

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Turismo

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Turismo

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Turismo

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Confusão em ônibus de Florianópolis resulta em agressão

O caso aconteceu nesta quarta-feira (24) na linha Tican - Titri Via UFSC