keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Confiança do empresário catarinense tem quarta alta consecutiva em agosto

Em agosto, em relação às expectativas para os próximos seis meses, o ICEI registrou o maior patamar desde o início da pandemia.

foto empresario Visor Notícias
Foto: Divulgação Fecomércio

Pelo quarto mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou alta em Santa Catarina. Em agosto, o indicador apresentou 65,6 pontos no estado e 63,2 pontos no Brasil. Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado reforça o quadro otimista com o cenário econômico atual. Desde abril, são acumuladas altas de 8,4 e 9,5 pontos em Santa Catarina e no Brasil, respectivamente. Em agosto, em relação às expectativas para os próximos seis meses, o ICEI registrou o maior patamar desde o início da pandemia. Na comparação com julho, houve aumento expressivo deste quesito, com avanço de 1,6 pontos, chegando a 67,9 pontos.

“Temos diversos indicadores que apontam que estamos retomando a economia. Há segmentos que enfrentam problemas de abastecimento de matérias-primas e aumento de custos, mas o avanço da vacinação e a volta das atividades impulsionam o consumo”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A análise do Observatório FIESC destaca que o aumento progressivo na confiança do empresário industrial está altamente relacionado ao rápido avanço recente no ritmo da vacinação. Em Santa Catarina, a cobertura atingiu 57,5% da população e, no Brasil, 54,8% com ao menos a 1ª dose aplicada.

O ICEI mede dois indicadores: a confiança nas condições atuais, que compara o mês de referência em relação aos últimos seis meses, e a expectativa, que projeta a visão do empresário para os próximos seis meses. O crescimento do indicador é um sinal importante que antecipa a disposição das indústrias em voltar a investir.

Condições atuais continuam favoráveis

Em relação ao Índice de Condições Atuais, que representa a percepção da situação atual da economia e das empresas, Santa Catarina foi em direção oposta ao visto no cenário nacional.

Enquanto o Brasil obteve alta de 1,8 pontos em relação ao mês de julho, o estado registrou queda de 1,2 pontos no Índice. Entretanto, o Estado se mantém acima da média nacional, indicando que o empresário industrial catarinense está com uma percepção mais otimista da economia do que no restante do país.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Economia

Grupo Koch inaugura segunda loja Komprão em São João Batista

Unidade da bandeira de atacarejo será aberta na quarta-feira (24)

Economia

Agricultores colombianos que plantavam folhas de coca devem ter o cultivo do açaí como alternativa

Proposta do governo d0 Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil, foi apresentada a técnicos e empresários brasileiros durante missão no mês passado

Mais notícias

Segurança

Mulher é vítima de lesão corporal e ameaças em Camboriú

Caso foi registrado na noite de quarta-feira (17)

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos