Página Inicial
EconomiaComplexo Portuário de Itajaí registra maior movimentação de sua história
Em novembro, aumento no número de cargas foi de 47%; previsão para dezembro é de 1,4 milhão de contêineres movimentados

Na rota de um contínuo crescimento e de índices positivos alcançados em 2020, o Complexo Portuário de Itajaí registrou em novembro a maior movimentação de sua história: 1.665.893 toneladas de cargas movimentadas e 139.451 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). No comparativo com novembro de 2019, esses números representam aumento de 47% na tonelagem e 39% na movimentação de contêineres. As 96 atracações registradas no último mês também são recorde.
No mar revolto da pandemia de coronavírus (COVID-19), que impactou negativamente as exportações e importações brasileiras, os bons índices alcançados pelo Complexo Portuário de Itajaí podem ser creditados aos investimentos realizados no canal de acesso aquaviário. As alterações na infraestrutura, no acesso ao canal, as obras de dragagem e da nova Bacia de Evolução também são reflexos desse crescimento e foram fundamentais para as novas operações portuárias.
Para o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o recorde na movimentação neste período final de 2020 também é fruto de uma ampla união de forças e o coroamento de todo o trabalho realizado nos últimos anos. “Nosso compromisso, entre muitos outros, foi o de dar uma atenção especial ao nosso Porto, de resgatar sua economia e seu renome nacional. Ao iniciarmos o novo governo, a partir de janeiro, manteremos essa mesma determinação, tendo por meta a continuidade dos estudos para a nova concessão do terminal, que será construída durante 2021 até 2022”, destaca o gestor.
No fluxo de movimentação, a exportação manteve-se como principal sentido, sendo responsável por 62% do destino das cargas de contêineres que passaram pelo Complexo Portuário do Itajaí-Açu. Frango, carnes, madeiras e derivados foram os principais produtos exportados. Em contrapartida, os principais produtos importados (38% da movimentação) foram: mecânicos e eletrônicos, produtos químicos e têxteis e diversos.
Novembro positivo para o Porto de Itajaí
No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals), a movimentação também alcançou índices positivos no mês de novembro de 2020, com crescimento de 12% na tonelagem e 3% na movimentação de TEUs. No último mês, foram movimentados 47.814 TEUs e 570.700 toneladas, contra 46.352 TEUs e 509.727 toneladas no mesmo período de 2019.
“Esse mês de novembro foi difícil para o nosso porto público, pois tivemos um número exponencial de trabalhadores e TPAs (Trabalhadores Portuários Avulsos) afastados pela COVID-19, que impactou nessa movimentação, além de quebra em equipamentos, o que gerou reflexos negativos no resultado mensal. Mas, apesar disso, temos nos mantido fiel ao propósito de conservar essa atividade em funcionamento, gerando riquezas para a nossa cidade”, avalia Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí.
Segundo a Superintendência do Porto de Itajaí, no mês de novembro o Complexo Portuário já superou a movimentação registrada em todo o ano de 2019. E previsão é a de que até o final deste mês de dezembro sejam movimentados 1,4 milhão de TEUs. “Isso é motivo de orgulho para todas as pessoas envolvidas com essa atividade, que no seu dia a dia, com seu trabalho, tem garantido esses números tão expressivos”, finaliza Marcelo.
Nova Bacia de Evolução
Durante o ano de 2020, destaca-se entre as melhorias e investimentos feitos no Complexo Portuário a realização da primeira manobra na nova Bacia de Evolução, ocorrida em janeiro, e os demais testes realizados ao longo dos últimos meses, que permitiram ao terminal receber embarcações acima de 300 metros. Até agora, já foram realizadas mais de 270 manobras na área da Bacia de Evolução 2, como o local é chamado.
“Observando a movimentação mês a mês, principalmente após o segundo semestre, é possível perceber o quanto a operação dos navios maiores que 350 metros representaram de crescimento para a movimentação do complexo. Este foi um passo muito importante, que fez a diferença em 2020”, destaca Heder Cassiano Moritz, diretor geral de operações logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.
Fonte: Visor Notícias
Notícias Relacionadas
Safra de uva está com frutos de boa qualidade e colheita antecipada em SC
Com menor quantidade de chuva, os parreirais ficaram mais sadios e demandaram menos pulverizações.
SIME tem 145 vagas de emprego disponíveis em Balneário Camboriú
O Sistema Municipal de Empregos de Balneário Camboriú (SIME) divulga nesta semana 145 vagas de emprego cadastradas. No total, oito vagas são femininas, 132 masculinas e cinco gerais.
Descubra cinco dicas para economizar nas compras de materiais escolares
O ano letivo começa em fevereiro para as escolas estaduais e municipais de Santa Catarina; compras em grandes varejistas podem garantir economia
Tarifa de importação de pneus para transporte de cargas é zerada
Imposto de 16% será retirado para diminuir custos para caminhoneiros
Sine tem 3879 vagas em diversas cidades de SC
Para consultar as vagas disponíveis na sua cidade, basta acessar o aplicativo Sine Fácil
Mais notícias
-
TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio
-
Vigilante que perdeu a visão pelo caos na saúde de SC receberá danos morais e pensão
-
MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização
-
Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma
-
Chuvas deixaram 40 pessoas desabrigadas nos últimos dias em SC
-
Morre Larry King, lenda da TV americana