keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebe draga holandesa para reforçar dragagem

Capacidade de movimentar sedimentos chega a 10 mil metros cúbicos

X
Divulgação

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebeu nesta semana uma nova draga holandesa para reforçar as atividades de dragagem do canal de acesso. Os serviços fazem parte de um plano contratual entre Autoridade Portuária e empresa responsável pela manutenção do calado operacional em até 14 metros de profundidade. Anteriormente, esta embarcação estava operando no Porto de São Francisco do Sul.

A Draga Hopper Lelystad opera succionando sedimentos no fundo do rio através de dois tubos, um de cada bordo. Construída em 1986, possui 136,97 metros de comprimento por 26,07 de largura. Com um peso bruto de 13.200 toneladas, comporta ainda dois motores diesel Wartsila de nove cilindros cada.

A quantidade de volume dragado pela Lelystad pode chegar a 10 mil metros cúbicos em cada viagem. Em média serão realizadas de 10 a 12 viagens por dia, despejando os sedimentos na região do bota-fora, que fica cerca de 10 quilômetros distante da entrada do canal de acesso.

“O Porto de Itajaí provavelmente é o porto que a mais tempo executa serviços de dragagem permanente no país, tendo que dragar um quantitativo anual de até 3,5 milhões de metros cúbicos. A dragagem é fundamental para a manutenção das atividades e, acima de tudo, é primordial a vinda desta draga, pois assim conseguimos manter a profundidade entre 14 metros e 14.5 metros. Ela irá restabelecer alguns locais em que foi perdida a profundidade em decorrência do período chuvoso que enfrentamos desde dezembro”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A Draga Hopper Lelystad fará todos os serviços de dragagem ao longo do canal de acesso ao complexo portuário até a saída dos molhes, também em frente a área da bacia de evolução (APMT, cais público e Portonave) e ainda na região norte na área da nova bacia de evolução.

Além da Lelystad que chegou nesta semana, o Complexo Portuário também conta com as atividades da draga alemã NJörd. É uma draga de injeção de água que possui três vezes mais potência que a Odin, que estava atuando no complexo anteriormente. Não há previsão para sua saída. Ela atua diariamente na manutenção do canal.

Fonte: Visor Notícias

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Geral

Quinto caso de febre amarela em humanos é confirmado em Santa Catarina

Todos os cinco casos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

Geral

Estudantes de Itapema entregam cartas de esperança para profissionais da saúde

O trabalho foi coordenado pela Coordenadora Ana Lucia Ribeiro Gomes e a professora Dayane Lays Guimarães

Mais notícias