O comércio varejista ampliado de Santa Catarina registrou um aumento de 6,4% nas vendas em agosto de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Esse crescimento reflete a tendência de alta impulsionada pelos bons índices de emprego e renda no estado, favorecendo principalmente a venda de bens duráveis e itens para casa. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo IBGE.
Entre os setores que mais se destacaram estão móveis e eletrodomésticos, com alta de 18%, seguido de artigos farmacêuticos e cosméticos (+12,9%), veículos e peças (+10,1%) e supermercados (+7,6%). No entanto, áreas como combustíveis (-2,5%) e materiais de construção (-0,9%) registraram queda. O governador Jorginho Mello atribui esse crescimento ao aquecimento do mercado de trabalho no estado, que gerou mais de 115 mil empregos em 2024.
No acumulado do ano, o comércio catarinense apresenta uma elevação de 7,7%, superando a média nacional, que registrou 4,5%. Santa Catarina lidera entre os estados do Sul e Sudeste em termos de crescimento, ficando à frente de Rio Grande do Sul (+7,5%), Paraná (+5,5%) e São Paulo (+2,9%). Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o aumento nas vendas demonstra a confiança na economia do estado e o fortalecimento do comércio varejista em diversos setores.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.