keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Comércio de ostras em Santa Catarina está liberado pela Secretaria de Agricultura

Santa Catarina não possui mais nenhuma área de cultivo de ostras interditada. Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou a liberação parcial das localidades de Fazenda […]

ostras e mariscos 20191024 1666145368 Visor Notícias

Santa Catarina não possui mais nenhuma área de cultivo de ostras interditada. Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou a liberação parcial das localidades de Fazenda da Armação, no município de Governador Celso Ramos; Sambaqui, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Costeira do Ribeirão, Freguesia do Ribeirão e Barro Vermelho, em Florianópolis; Ponta de Baixo, de São José e Barra do Aririú, em Palhoça. As áreas foram liberadas para retirada e comercialização apenas de ostras.

As ostras foram liberadas a partir de dois resultados negativos consecutivos para presença de toxina diarréica. O gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Sérgio Winckler, explica que ostras e mexilhões se comportam de forma diferente diante da concentrações de algas tóxicas, por isso a desinterdição é parcial. “Existem diferenças nos sistemas de filtração dos moluscos. A ostra concentra menos toxinas, por isso foi possível a sua liberação antes dos mexilhões”.

Ainda permanece proibida a retirada e comercialização de mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia dessas áreas.

A Cidasc intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Animal

Bombeiros resgatam cachorro parcialmente soterrado em Florianópolis

O cachorro chamado ''Gordo'' foi resgatado sem ferimentos na tarde desta quarta-feira (17) em Ponta das Canas, no Norte da Ilha

Segurança

Suspeito de tráfico morre em confronto policial em Itapema

Durante a perseguição ele atirou contra os policiais que se defenderam; a ocorrência foi filmada por câmera policial