keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio cresce 36,8% em Santa Catarina no mês de abril

O resultado de abril é também 2% superior ao de março. No acumulado do ano, a alta foi de 14%, maior que a do Brasil, que registrou 9,2%.

imagem mostra pessoa de relance carregando sacolas de compra enquanto ao fundo aparece uma vitrine de loja com um manequim masculino
Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

As vendas do comércio varejista ampliado, que engloba todas as atividades, inclusive materiais de construção e veículos, subiram 36,8% em Santa Catarina em abril, na comparação com o mesmo período de 2020. Em março, o setor também apresentou crescimento de 26%, nesta mesma análise. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta terça-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Os números têm mostrado uma retomada econômica em todos os setores, mesmo diante da pandemia e dos desafios impostos. O catarinense tem essa marca de superação e o Governo do Estado tem feito diversas ações para apoiar e dar suporte para continuarmos crescendo”, destaca o governador Carlos Moisés.

O resultado de abril é também 2% superior ao de março. No acumulado do ano, a alta foi de 14%, maior que a do Brasil, que registrou 9,2%. Já a variação acumulada dos últimos 12 meses apontou um crescimento de 8,9%.

“O crescimento consistente e contínuo das vendas do comércio é um importante indicador que baliza o aquecimento econômico no Estado. O Governo de Santa Catarina prioriza a saúde das pessoas e nossa missão é construir ações conjuntas que tragam segurança tanto para o empreendedor como para o consumidor e que fortaleçam a manutenção do emprego”, frisa o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

Em receita nominal, o comércio varejista ampliado cresceu 2,7% em abril, frente ao mês anterior e 54,4% na comparação com o mesmo mês de 2020. Na variação acumulada no ano, Santa Catarina cresceu 26,5% e 16,3% em 12 meses.

Atividades

O crescimento do volume de vendas do varejo ampliado, na comparação com abril de 2020, foi impulsionado pelos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (184,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (116,1%); veículos, motocicletas, partes e peças (114,2%); tecidos, vestuário e calçados (103,9%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,0%); móveis e eletrodomésticos (36,4%); materiais de construção (34,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (27,1%); combustíveis e lubrificantes (16,1%).

“O crescimento do volume de vendas do comércio manteve a tendência elevada dos últimos meses. Se comparado com abril do ano passado, período de maior impacto da pandemia, o setor apresentou um aumento expressivo. Observando este dado num período mais longo, no acumulado do ano e nos últimos meses, estamos com um desempenho consistente e disseminado entre os diversos segmentos, o que é uma boa notícia para economia como um todo”, ressalta o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Índice de confiança volta a subir

O índice de confiança do empresário do comércio catarinense voltou a subir. Conforme o indicador calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio/SC), em maio, com certa estabilidade da pandemia, o ICEC voltou a apresentar elevação de 2,7% em comparação a abril, alcançando 88,5 pontos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Relatório aponta que mudanças climáticas podem intensificar a pobreza no mundo

Recordes de ondas de calor, inundações severas e incêndios florestais intensos, exacerbados pelo aquecimento global, podem custar caro

Economia

Aprovada isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

Governo estima que a medida, já em vigor em razão de uma MP, beneficie 15,8 milhões de pessoas

Economia

Brasil registra quase 4 milhões de novas empresas em 2023

No Sul do Brasil, foram registradas 742.324 novas empresas, com Santa Catarina apresentando o maior crescimento regional de 6,8%

Economia

Grupo Koch inaugura segunda loja Komprão em São João Batista

Unidade da bandeira de atacarejo será aberta na quarta-feira (24)

Economia

Agricultores colombianos que plantavam folhas de coca devem ter o cultivo do açaí como alternativa

Proposta do governo d0 Departamento de Putumayo, uma região do país equivalente a um estado no Brasil, foi apresentada a técnicos e empresários brasileiros durante missão no mês passado

Mais notícias

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Mercado Imobiliário

Balneário Perequê e Morretes estão na lista de bairros que alavancaram o mercado imobiliário de SC em 2024

Balneário Perequê, em Porto Belo, e Morretes, em Itapema, lideram as vendas de imóveis no mercado imobiliário do litoral norte e de Santa Catarina