keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Começo do projeto Praia Limpa é transferido para sábado em Balneário Camboriú

A Fundação do Meio Ambiente informa que o início do Programa Praia Limpa foi transferido para o próximo sábado (06). O programa visa conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente. Dentre as novidades deste ano, está a participação de estagiários de vários cursos, salva-vidas, utilização de maquete e recreação.

Ao todo, cinco barracas serão instaladas ao longo da orla da Praia Central (altura das ruas 2001, 1401, Praça Almirante Tamandaré, 2500 e 3700), e mais três nas praias agrestes. Neste ano o foco é o lixo marinho, que além de poluir as águas, mata animais como peixes e tartarugas. Por isso, uma maquete explicativa sobre o caminho dos resíduos da cidade para o mar circulará pelas barracas, além de uma exposição fotográfica que mostra as consequências do descarte indevido de lixo no mar.

Haverá também uma parceria com os salva-vidas das praias para a colocação de pulseirinhas de identificação para crianças e também de treinamento dos voluntários para o caso de alguma criança se perder. Além disso, professores de educação física farão a recreação dos pequenos, que inclui jogos lúdicos dos mais diversos tipos sobre a preservação ambiental. Em casa barraca haverá quatro estagiários de diferentes cursos de graduação (para promover a multidisciplinaridade) que abordarão as pessoas com sacolinhas para jogarem o lixo e também realizarão questionários com turistas para levantamento de dados e pesquisas de satisfação.

A diretora do departamento de fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente, Carla Cravo, ressalta a importância da educação ambiental nesse projeto. “É bacana a oportunidade que estou tendo de colocar na prática coletiva a prática individual que eu já faço, de provocar as pessoas pra isso”, diz.

Com o Praia Limpa, as praias que buscam a certificação da Bandeira Azul (Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho) irão progredir em relação a vários quesitos de verificação, entre eles a balneabilidade e a educação ambiental por parte dos cidadãos.

Cidades

Vídeo: Policiais ajudam cadeirante a subir rua íngreme

Os policiais estavam na rua quando perceberam a dificuldade de uma deficiente física em subir o local íngreme

Cidades

Governo estuda cinco rotas para implantação do transporte marítimo na Grande Florianópolis

Estudo ainda está na fase de modelagem, que será debatido com as prefeituras

Cidades

SC gera 25 mil empregos em setembro e obtém o melhor resultado do Sul do Brasil

Todos os setores da economia catarinense sentiram o aumento do número de postos de trabalho

Cidades

Mulher é resgatada após cair de prédio em Navegantes

A mulher estava caída na marquise do prédio quando os socorristas chegaram

Cidades

Adolescente morre após bater moto em carro estacionado

O adolescente pilotava uma motociclista quando bateu contra um carro que estava estacionado

Mais notícias