keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Com gasolina cara, inventor faz caminhonete funcionar com óleo de cozinha usado

O ecologista Paulo Roberto Lenhardt, residente no Rio Grande do Sul, foi pioneiro na instalação de um sistema que permite ao motor a diesel funcionar à base de óleo vegetal.

X

Você não sabe como descartar o óleo vegetal e acaba juntando potes de óleo usados ou até mesmo jogando no ralo contaminando águas, ecossistemas aquáticos e o solo, impermeabilizando a área? Saiba que é possível  que esse óleo se torne um ótimo combustível para o seu carro, barato e pouco poluente.

O ecologista Paulo Roberto Lenhardt, residente no Rio Grande do Sul, foi pioneiro na instalação de um sistema que permite ao motor a diesel funcionar à base de óleo vegetal. Ele começou a reciclar o óleo vegetal utilizado e adaptou a sua S10, motor MWM 2.8 turbo, para funcionar com esse produto que seria futuramente descartado.

Essa ideia vai além da questão ambiental e sanitária provocados pela destinação inadequada do óleo vegetal. O óleo de cozinha usado é uma importante matéria-prima para um biocombustível de eficiência que pode ser comparada com a do diesel comum.

O inventor viajou o mundo buscando alguns exemplos de uso de óleo vegetal nos carros. Essa ideia está ligada aos princípios do Instituto Morro da Cutia de Agroecologia, em que faz parte, que é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da agroecologia, e da educação ambiental, atuando regional, nacional e internacionalmente. A partir daí, teve a ideia de substituir o uso do combustível fóssil extremamente poluente por um combustível sustentável.

Entre os benefícios da utilização do combustível a base de óleo vegetal, os ambientalistas destacam a redução de até 75% de emissão de gases estufa, se comparado aos combustíveis fósseis. Além da alta disponibilidade de óleos vegetais no Brasil também, o que também torna positiva a utilização desse óleo como combustível. Outro benefício que pode ser citado é a possibilidade de auto-suficiência de cada cidadão.

Fonte: Engenharia Hoje

Brasil

Morte de adolescente em SP não tem relação com vacina, diz Anvisa

O óbito foi atribuído pela pasta a uma doença autoimune chamada púrpura trombótica trombocitopênica (PTT)

Brasil

MPF analisa denúncia de homem que afirma que extraterrestres teriam clonado Bolsonaro

De acordo com o homem, as informações foram enviadas a ele por telepatia

Brasil

Tsunami pode atingir o Brasil caso vulcão entre em erupção na Espanha? Especialista explica

Depois que o nível de alerta foi alterado para amarelo, houve a preocupação de que uma eventual erupção poderia ser catastrófica o bastante para provocar um tsunami que poderia atingir a costa do Brasil

Brasil

Exército Brasileiro apura morte de soldado de 19 anos durante treinamento em SC

As circunstâncias do acidente não foram divulgadas e o comando informou que um procedimento foi aberto para investigar o caso

Brasil

Vokkan lança manifesto para apresentar o VivaPark Porto Belo

Localizado em Porto Belo, no litoral catarinense, o primeiro bairro parque do país tem a proposta de trazer novas experiências e sensações para seus moradores

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.