keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Com diferença de 16 votos e auditoria internacional, Petrolândia elege novo prefeito

A cidade possui pouco mais de 5 mil eleitores. Junto com o vice é Egon Weber (PSD), Duarte vai comandar o município até 2024.

X
Foto: Patrick Rodrigues/ NSC

A cidade de Petrolândia teve um fim de semana atípico. Irone Duarte, do PP, foi eleito, neste domingo (13), prefeito de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, por meio de eleição suplementar que foi acompanhada por auditoria internacional. Ao fim da apuração, ele teve 2.195 dos votos. A cidade possui pouco mais de 5 mil eleitores. Junto com o vice é Egon Weber (PSD), Duarte vai comandar o município até 2024.

Ao fim da apuração, Duarte teve 47,98% dos votos. O candidato derrotou Angela Adriana Krindges da Mota – Hiti (MDB), que ficou em segundo lugar com 47,63% (2.179 votos). O terceiro colocado, Edson Padilha (Podemos), recebeu 201 votos, o que representou 4,39% dos votos válidos.

O pleito fora de época ocorreu porque os eleitos em novembro do ano passado tiveram a candidatura indeferida. A eleição ficou sub judice e o novo pleito foi decidido em abril. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), os candidatos teriam concorrido sem apresentar documento comprovando a inexistência de processos contra eles no Tribunal de Justiça.

Duarte tem 61 anos, é casado, tem ensino fundamental completo e declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de comerciante. Ele atuou como vice-prefeito da cidade nos últimos dois mandatos.

Observadores internacionais

Pela primeira vez um pleito suplementar em Santa Catarina foi acompanhado por observadores internacionais integrantes de organizações não-governamentais de transparência eleitoral.

Os quatro observadores acompanharam todo o processo eleitoral, incluindo as auditorias feitas para mostrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Eles vão preparar um relatório com percepções e eventuais sugestões. O TRE receberá o documento e poderá, se quiser, seguir as recomendações.

Fonte: Rádio Sintonia FM

Política

“Meu nome é Enéas”, biografia não autorizada está em fase final

Leia Coluna Esplanada desta segunda-feira (02) direto de Brasília

Política

O PSD vai ter candidato a governador em Santa Catarina, afirma Gilberto Kassab

Presidente nacional do partido esteve em Florianópolis nesta sexta

Política

Presidente do IMP e Delegado da Marinha se reúnem para firmar parceria

Objetivo da parceria é desenvolver ações de proteção ao meio ambiente

Política

“Sou sim, se o povo quiser”, diz prefeito de Chapecó sobre pré-candidatura ao governo de SC

O anúncio foi feito através de um vídeo, feito por ele em Brasília – local em que ele cumpre agenda nesta terça-feira (27).

Mais notícias

Cultura e Lazer

Apresentações culturais marcam Domingo da Família em Itapema

Todo primeiro domingo é dedicado às apresentações culturais e no último domingo às escolinhas esportivas

Geral

Tristeza! Criança grava vídeo pedindo para as pessoas não envenenarem animais após ter o gato morto

Um relato emocionante foi feito pelo pequeno Murilo, morador de Rio Negrinho, após seu gato, o Biscoito, ter sido envenenado e morrer. “Oi gente, vocês podem ver como eu estou vermelho né. É que meu […]