keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Coluna Esplanada: A ascensão do baixo clero em Brasília

Leia na Coluna Esplanada desta quinta-feira (04) direto de Brasília

yPcS3iSpfjG2yZAfr7vqcVrHI1mfXTyFthdY6ze6 Visor Notícias

Ascensão do baixo clero

A eleição de Arthur Lira (PP-AL) consolida a ascensão do baixo clero que, nos últimos anos, passou a ocupar altos cargos nos três poderes em Brasília. Assim como Lira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) integrou o grupo de parlamentares – sem influência nas decisões do Congresso – durante os 28 anos que atuou como deputado. Rodrigo Maia (DEM-RJ) também era deputado de fundo de plenário e, após o impeachment de Dilma Rousseff, ascendeu à presidência da Câmara apoiado pelo então ministro Moreira Franco e o ex-presidente Michel Temer. Sem esse cenário, Maia não teria ocupado o cargo por quatro anos e sete meses.

Projeção

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) é outro político que saiu do grupo sem expressão nacional e alcançou projeção ao ser eleito, em 2019, presidente do Senado. Foi o principal articulador do seu sucessor, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

Cadeira

No Judiciário, o atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes Marques, era um desconhecido até ser indicado pelo presidente Bolsonaro. Chegou à cadeira da Suprema Corte apoiado pelo Centrão, de Arthur Lira e Ciro Nogueira (PP-PI).

Escudeiro

Arthur Lira quer fortalecer o grupo do qual emergiu. O novo presidente da Câmara tem repetido que é preciso garantir a todos os parlamentares acesso a verbas orçamentárias iguais, sem distinção entre “alto clero” ou “baixo clero”.

Lealdade

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), terá o primeiro teste de lealdade ao Planalto nos próximos dias. Recém-empossado, o democrata poderá aprovar ou rejeitar o pedido de CPI para apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento do Covid-19.

Assinaturas

Pacheco foi eleito, com folga de votos, apoiado por Bolsonaro e ministros. Antes da eleição, o senador manifestou, nos bastidores, ser contra a instalação de CPIs. As assinaturas para a instalação da comissão no Senado foram coletadas pelos partidos Rede e PSB.

Mesa

A bancada do PT amargou dupla derrota na disputa pelos cargos da Mesa Diretora da Câmara. Além do revés de Baleia Rossi (MDB-SP), candidato que apoiou, o partido havia indicado o deputado João Daniel (PT-PE) para a segunda-secretaria. Mas Marilia Arraes (PT-PE) lançou candidatura avulsa e foi eleita para o cargo.

Eleitorado

Os estados do Brasil com maior eleitorado – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul – não têm representantes na nova Mesa Diretora da Câmara.

Pressa

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso será instalada amanhã e terá 30 dias para aprovar o relatório do projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 28/2020) que fixa as despesas da União para 2021. Sem orçamento, como registramos aqui, poderá faltar recursos para o pagamento de despesas de ministérios e órgãos a partir de abril.

Mineração

O faturamento do setor mineral no Brasil registrou, no ano passado, crescimento de 36% em relação a 2019, alcançando a cifra de R$ 209 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), entidade que reúne as maiores mineradoras que atuam no país. Pará e Minas Gerais foram os principais responsáveis pelo desempenho.

Óbitos

Sete em cada dez médicos apontam tendência de alta de óbitos provocados pelo Covid-19. É o que mostra pesquisa da Associação Médica Brasileira (AMB). Para 96% dos dos entrevistados, notícias falsas – como recomendação de medicamentos sem comprovação científica – têm efeito “devastador”.

Balcony

Um dos ícones gastronômicos de Brasília e reduto de ministros do Judiciário e de  políticos, o Balcony Bar encerrou suas atividades por causa da crise provocada pela pandemia do Covid-19.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave