Página Inicial
GeralCientistas anunciam que vacina contra Covid-19 é segura e tem resultado eficaz
Vacina de Oxford está sendo testada em diversos países

Desenvolvida na Universidade de Oxford, a vacina experimental para a Covid-19 da AstraZeneca, é segura e produziu resposta imune em ensaios clínicos iniciais em voluntários saudáveis, informaram cientistas da instituição nesta segunda-feira (20). O imunizante, chamado AZD1222, não provocou efeitos colaterais graves e desenvolveu respostas imunes a anticorpos e células T, de acordo com o estudo publicado na revista médica The Lancet.
Os resultados referem-se às fases 1 e 2 de testes. A terceira etapa está sendo testada em 50 mil pessoas, incluindo 5 mil brasileiros. “Esperamos que isso signifique que o sistema imunológico se lembre do vírus, para que nossa vacina proteja as pessoas por um período prolongado”, disse o principal autor do estudo, Andrew Pollard, da Universidade de Oxford. “No entanto, precisamos de mais pesquisas antes de confirmarmos que a vacina protege efetivamente contra a infecção por SARS-CoV-2 e por quanto tempo dura a proteção”, explicou.
A vacina de Oxford está entre as principais candidatas na luta contra a Covid-19, que já matou mais de 600 mil pessoas no mundo, ao lado de outros em ensaios de estágio intermediário e final. Outro imunizante em estágio avançado de teste é a da chinesa Sinovac Biotech. A vacina chinesa chegou nesta segunda-feira (20), ao Brasil e deve entrar em fase de testes. A AstraZeneca assinou acordos com governos de todo o mundo para fornecer a vacina, caso ela se mostre eficaz e obtenha aprovação regulatória. A empresa afirmou que não buscará lucrar com a vacina durante a pandemia.
A vacina de Oxford está sendo testada em diversos países, entre eles o Brasil e poderá ter o registro liberado em junho de 2021. A informação foi dada na última quarta-feira (15), em entrevista à GloboNews, por Soraya Smaili, reitora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que coordena os testes no país. Normalmente, a vacina levaria 18 meses para ser aprovada. Mas os cientistas estão confiantes de que conseguirão encurtar este período para 12 meses se os resultados forem positivos. Por isso, segundo a reitora da Unifesp, tendo os primeiros resultados no fim deste ano, o registro já poderia ser obtido até meados do ano que vem.
Essa redução é possível porque a vacina está sendo testada simultaneamente em 50 mil pessoas em todo o mundo, um número recorde. No Brasil, são 5 mil pessoas: duas mil em São Paulo, duas mil na Bahia e mil no Rio de Janeiro. A redução de tempo foi possível também por se tratar de uma vacina emergencial. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), existem atualmente 163 substâncias candidatas a vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento em todo o mundo. Também segundo a OMS, a de Oxford é a que se encontra em estágio mais avançado de testes.
Notícias Relacionadas
Blumenau abre os primeiros abrigos e avisa população sobre possível enchente
Anúncio foi feito em coletiva, nesta tarde de quinta-feira (21), Rio atingirá 7,5 metros às 22h.
Agricultor de SC afirma conversar com extraterrestres há 53 anos
O agricultor de 64 anos afirma ter recebido, por meio de telepatia, a informação sobre a pandemia de Covid-19 de seres extraterrestres.
Pronto Atendimento Digital da Unimed Litoral faz balanço de atendimentos
O Pronto Atendimento Digital da Unimed Litoral (PA Digital), que entrou em funcionamento no final de dezembro, atingiu resultados acima das expectativas da gestão.
MetSul Meteorologia diz que Santa Catarina enfrentará uma calamidade por conta das chuvas
Acumulados entre essa quinta e sábado podem atingir de 300 mm a 400 mm em alguns pontos
Porto de Itajaí recebe a maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina
Embarcação da Marinha do Brasil tem 208,12 metros de comprimento e 30,4 metros de largura
Mais notícias
-
Blumenau abre os primeiros abrigos e avisa população sobre possível enchente
-
Agricultor de SC afirma conversar com extraterrestres há 53 anos
-
Novas linhas de ônibus levam passageiros do litoral e leste catarinense ao noroeste gaúcho
-
Pronto Atendimento Digital da Unimed Litoral faz balanço de atendimentos
-
MetSul Meteorologia diz que Santa Catarina enfrentará uma calamidade por conta das chuvas
-
Porto de Itajaí recebe a maior embarcação da Marinha do Brasil e da América Latina