keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Cidasc proíbe venda de mariscos e mexilhões em Porto Belo, Palhoça e Florianópolis

Consumo do produto depende de um laudo que poderá ser divulgado nesta terça-feira (4) ou quarta-feira (5)

A Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) informou que está suspensa a retirada, comercialização e consumo de moluscos (ostras, mexilhões, vieiras e berbigões) em Florianópolis, Porto Belo e Palhoça. Pois, em monitoramento ambiental, foi detectada a presença de ficotoxinas DSP,  conhecida como toxina diarreica, na amostra de mexilhões procedente das localidades de:  Ilha João da Cunha, Araçá e Perequê (município de Porto Belo); Freguesia do Ribeirão, Costeira do Ribeirão, Caieira da Barra do Sul e Taperinha do Ribeirão (município de Florianópolis); e Praia do Cedro e Praia do Pontal (município de Palhoça).

Novas amostras serão analisadas para verificar a presença desta toxina nestas áreas de monitoramento e nas outras áreas onde são cultivados moluscos. A situação deverá se normalizar assim que as próximas amostras apresentarem resultados negativos.

 

Para liberação é necessário dois laudos negativos. O primeiro já foi feito e o segundo pode ser divulgado nesta terça-feira (4) ou quarta-feira (5). 

 DSP

A toxina diarréica é produzida por algumas espécies de microalgas que vivem na água, chamadas de Dynophysis, e quando acumuladas por organismos filtradores, como ostras e mexilhões, podem causar um quadro de intoxicação nos consumidores. A presença de Dynophysis é conhecida em Santa Catarina e por isso os níveis da toxina são regularmente monitorados pela Cidasc no litoral. Os últimos episódios de excesso de DSP no estado aconteceram em junho de 2016 e, anteriormente, em 2014, 2008 e 2007.

Os sintomas causados pela DSP são diarreia, náuseas, vômitos e dores abdominais e se manifestam em poucas horas após a ingestão de moluscos contaminados. A recuperação do paciente se dá entre dois e três dias, independente de tratamento médico.

Pontos interditados

 

Florianópolis

Freguesia do Ribeirão
Costeira do Ribeirão
Taperinha do Ribeirão
Caieira da Barra do Sul
 
Palhoça 

Praia do Cedro
Praia do Pontal
 
Porto Belo

Ilha João da Cunha
Araçá
Perequê.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Master Clean reinaugura grande loja em Porto Belo

Amigos, familiares e clientes participaram do evento de reinauguração da Master Clean

Geral

Tudo pelo celular! Jovem fica de ‘ponta cabeça’ para tentar recuperar iPhone 13 em SC; Veja o vídeo

A história ganhou repercussão após uma página de humor na internet publicar o vídeo

Geral

Chega ao Brasil embarcação de luxo da Azimut Yachts de 17 metros de comprimento

Azimut 56, fabricada na unidade brasileira da marca, é equipada com 2 motores Volvo 725HP que atingem 32 nós de velocidade máxima

Geral

Mulher afirma ser viajante no tempo e alerta para o pior furacão da história

A “viajante” afirma que o desastre afetará a Carolina do Norte e comunicou sua previsão em um grupo do Facebook

Mais notícias

Turismo

Balneário Camboriú busca apoiadores para lançamento do Código de Turismo

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico publicou um edital de chamamento público para credenciar apoiadores

Segurança

Construção irregular é demolida em Porto Belo

Município vem atuando nos últimos meses para evitar as construções irregulares nas áreas consideradas de risco e de preservação