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GeralCesta Básica está mais cara em outubro
Itens de menor valor aumentaram 2% e de maior valor, 3%, em relação a setembro

Papel Higiênico é o item da cesta básica que continua com a maior variação de preço entre supermercados. Isso foi o que comprovou a pesquisa realizada pela Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí, entre os dias 05 e 06 de outubro.
A variação chega a 381,38% entre o valor mais barato – R$ 1,45 – e o mais caro – R$6,98. A regra básica é pesquisas. O creme dental 90g também sofre uma alta variação, 176,47%, seguida pela margarina, 168,72%.O pão francês, por sua vez, teve a menor variação de preço de 20,03%, de R$ 7,99kg a R$9,59kg.
Ao todo, foram pesquisados 22 itens em nove supermercados. Nesse mês de outubro, a soma dos itens de menor valor da cesta básica ficou em R$ 68,73 e dos itens de maior valor ficou em R$ 124,47 uma variação de 81,10%. Considerando este valor com o mês de setembro, observou um aumento de até 2% nos itens de menor valor e 3% nos de maior valor.
Maior valor das grandes marcas diminuiu
O Procon também realiza pesquisa de preço de marcas específicas.
Na comparação com o mês de setembro a somatória dos preços dos itens mais baratos das grandes marcas ficou em R$ 186,32 e o dos itens mais caros em R$ 296,71, uma variação de 59,25%. Ainda foi observado uma pequena redução de 1% nos itens de menor valor e uma redução de 2% nos itens de maior valor.
A maior variação foi constatada no preço da esponja de aço Bombril de 142,06%, podendo ser encontrado de R$1,07 a R$2,59. Em seguida vem o absorvente sempre livre com variação de 120,60% e o sabão em pó Omo de 114,16%.
Os produtos que tiveram a menor variação do preço foram o refrigente Coca Cola (2 litros) com a variação em 22,68%. Na sequência, o sorvete Nestlé 1,5 litro de 25,83% e óleo de soja soya de 28,47%.
O Procon salienta a importância da pesquisa de preço para o orçamento doméstico. Para aqueles consumidores que não podem se deslocar e pesquisar em muitos estabelecimentos, observar os preços dos produtos por unidade de medida (litro, metro, peso) irá ajudá-los a economizar.
É importante também que os estabelecimentos deixem exposto o preço por unidade de medida, geralmente colocando-os logo abaixo do valor do produto, em tamanho razoável.
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