keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Centro de Triagem já realizou mais de 23 mil atendimentos em Itajaí

Atualmente, unidade atende em média 450 pacientes por dia em consultas médicas

Criado para receber pacientes com sintomas da COVID-19, o Centro Ambulatorial de Triagem (CAT) de Itajaí já realizou 23.875 atendimentos em pouco mais de quatro meses de funcionamento. Com uma equipe de quase 60 servidores, a unidade atende, atualmente, uma média de 450 pessoas e realiza cerca de 300 exames de coronavírus por dia. Desde maio, o centro tem recebido cada vez mais usuários, o que reforça a importância de a população manter os cuidados preventivos e o isolamento social, sempre que possível.

Neste período de atuação, o Centro de Triagem recebeu 22.238 pacientes adultos e 1.637 pacientes idosos com mais de 60 anos. Do total de casos atendidos na unidade, a maioria foi classificada como não urgente ou pouco urgente (17.652 pessoas). Também foram recebidos 5.191 casos urgentes ou em situação de emergência, entre outras classificações.

A equipe do Centro de Triagem, localizado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), é composta por 10 médicos, 34 profissionais de enfermagem, dois farmacêuticos, quatro atendentes e oito colaboradores da área de higienização, atuando diariamente no atendimento ao público.

“Com o aumento da demanda, houve a necessidade de abrir mais um espaço de triagem de pacientes e três novos consultórios médicos. Hoje, o Centro conta com sete consultórios para atendimento de adultos e idosos, além de farmácia, sala de medicação e outros ambientes”, ressalta a coordenadora do CAT, Odisseia Fátima Perão.

CAT recebe casos leves e moderados

O Centro de Triagem do município foi criado em 21 de março para dar agilidade no atendimento e encaminhamento de casos suspeitos de coronavírus. Na unidade são atendidos pacientes que apresentam sintomas leves, moderados ou graves da doença. O local funciona 24 horas e conta com triagem para adultos e idosos acima de 60 anos.

Após dar entrada na CAT, o usuário passa por uma triagem individual com a equipe de saúde e é encaminhado, caso haja necessidade, para atendimento médico. O centro conta ainda com alas de isolamento e leitos para observação. Atualmente, os usuários do serviço, que recebem indicação médica, também são encaminhados para fazer a testagem de coronavírus.

“É importante que o paciente informe ao médico corretamente os sintomas que tem apresentado e quando eles iniciaram. Desta forma é possível fazer a testagem para coronavírus na data adequada, evitando um exame com falso negativo”, reforça a coordenadora do CAT, Odisseia Perão.

O CAT fica junto ao CIS, localizado na avenida Adolfo Konder, 250, no bairro São Vicente. Crianças com sintomas respiratórios são atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do CIS. Já os pacientes com sintomas leves da COVID-19 devem buscar atendimento nas unidades básicas de saúde do município. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão