Informação foi encaminhada ao vereador Léo Cordeiro que questionou sobre a demora da obra e reajuste da fatura
A obra da subestação de energia do bairro Morretes, em Itapema, deverá ficar pronta até abril, conforme antecipa o gerente do Núcleo Leste da Celesc Distribuidora S.A, Pedro Paulo Molleri. Segundo destaca, a estrutura terá sim capacidade para suportar o aumento da demanda durante a temporada de verão. As informações foram repassadas na tarde de quarta-feira (23), após o ofício chegar um dia após o tema voltar à pauta na Câmara de Vereadores.
Desde a primeira Sessão Ordinária de 2022, Léo Cordeiro (MDB) tem solicitado informações a pedido da comunidade e foi em busca de informações sobre a situação da obra da Subestação da CELESC. O vereador Léo Cordeiro apresentou o Requerimento 01/2022, questionando os prazos de execução e a capacidade da estrutura de abastecimento do local.
O objetivo era pressionar para que a nova estrutura de abastecimento suportasse a demanda de consumo elevada na temporada de verão. O texto do requerimento também questionou se houve algum reajuste de preço na fatura nos últimos três meses e se haveria previsão para melhorias no atendimento presencial ao consumidor.
Durante a discussão do Requerimento 24/2022, que também tratava do abastecimento de energia em Itapema, o Vereador Léo Cordeiro voltou a questionar os serviços de distribuição de energia na cidade. “A concessionária alega que em Itapema estão saindo muitos prédios, mas os empreendedores e empresários do setor precisam pagar o custeio do reforço de rede. E não se trata de valores pequenos! Muitas vezes são reforços em ruas e até quadras. A arrecadação em Itapema é significativa e nós precisamos saber de que forma a Celesc vai nos atender” – questionou o vereador do MDB.
Sobre o reajuste de preço na fatura nos últimos três meses, a justificativa da Celesc é que foi implantada a Bandeira Tarifária de Escassez Hídrica, que representa R$14,20 a cada 100 kWh. Segundo a companhia, não se trata de reajuste já que o mesmo é aplicado uma vez ao ano, sempre no mês de agosto. Quanto ao atendimento ao consumidor, a Celesc informou que já há estudos para a reforma da unidade de atendimento em Itapema.
“Eu vou continuar fiscalizando e acompanhando de perto o trabalho da Celesc em Itapema. Nossa cidade é destaque em Santa Catarina e o abastecimento de energia precisa atender nossa demanda de modo satisfatório” – declarou o Vereador Léo Cordeiro.