keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Casos de varíola dos macacos nas Américas chegam a 5,3 mil

Brasil, Estados Unidos e Canadá são os mais afetados

Foto: Agência Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) disse nesta quarta-feira que quase 5,3 mil casos de varíola dos macacos foram relatados até agora em 18 países e territórios do continente americano – a maioria no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

A vice-diretora da Opas, Mary Lou Valdez, disse em entrevista coletiva que quase todos os casos continuam sendo relatados entre homens que fazem sexo com homens, entre 25 e 45 anos, mas alertou que qualquer pessoa pode contrair a doença, independentemente de seu gênero ou orientação sexual.

Nenhuma morte por varíola dos macacos foi relatada na região até o momento. No fim da semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, nível mais alto de alerta, com mais de 18 mil casos relatados globalmente.

O diretor-assistente interino da Opas, Marcos Espinal, disse que cerca de 10 países nas Américas já disseram que estavam interessados em comprar uma vacina contra a varíola, mas não revelou quais foram. A Opas também divulgou que está “bem avançada” nas negociações com um produtor para comprar vacinas de terceira geração contra a doença e que espera que algum suprimento chegue ainda este ano, embora em quantidades limitadas.

“Nós achamos que teremos vacinas este ano”, disse Espinal.

Mesmo assim, o chefe da unidade de gestão de riscos infecciosos da organização, Andrea Vicari, disse que o risco de varíola dos macacos para a população em geral permanece “muito baixo”, e que uma campanha de vacinação em massa não é recomendada no momento.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

São José inicia campanha nacional de multivacinação

Meta é imunizar, no mínimo, 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade

Saúde

Itapema inicia vacinação contra a poliomielite e multivacinação em crianças e adolescentes

Os horários estendidos acontecerão semanalmente durante o mês de agosto

Saúde

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Até agora, 2004 casos de varíola dos macacos foram registrados no país

Saúde

Dia D de multivacinação ocorre neste sábado em Balneário Camboriú

O atendimento será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, das 8h às 17h, com doses disponíveis de todo o Calendário Nacional de Vacinação

Saúde

Entrevista: Harmonização facial é caminho para a melhora da autoestima

A doutora Nádia Candiotto participou nesta quarta-feira do Visor Manhã e falou sobre os caminhos que levam a autoestima com a ajuda dos procedimentos de harmonização facial.

Mais notícias

Geral

Primeiro clube flutuante de SC naufraga na Ilha das Cabras em Balneário Camboriú

Não havia ninguém no local quando a estrutura se desprendeu. A estrutura ficava atracada na margem direita do Rio Camboriú

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica