keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Casos de omissão de socorro crescem 30% na Grande Florianópolis

Aumento preocupa autoridades; conduta é crime e pode levar à prisão

acidente tangara 2 800x533 1 Visor Notícias
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Os casos de omissão de socorro no trânsito na Grande Florianópolis registraram um aumento preocupante de quase 30% desde 2022. Florianópolis, São José e Palhoça têm sido as cidades com os maiores números de ocorrências, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em 2023, Florianópolis teve um aumento de 4,35% nos casos de omissão de socorro, enquanto São José registrou um crescimento expressivo de 37%. Já Palhoça viu os números dispararem com um aumento de 78,4% em relação ao ano anterior. Só nos primeiros nove meses de 2024, os casos em Palhoça e Florianópolis já superam os totais de 2022.

O inspetor Alexandre Castilho, da Polícia Rodoviária Federal, reforça que prestar socorro à vítima de acidentes é um dever legal e social. Evadir-se do local, mesmo sem culpa no acidente, pode acarretar multa gravíssima, suspensão da CNH e até prisão. “Quem prestar auxílio imediato pode ser isento de prisão, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Castilho.

A omissão de socorro é crime previsto no CTB, com penas que variam de seis meses a um ano de prisão. Se houver vítimas com lesão corporal, a pena pode chegar a dois anos, e em casos de morte, o motorista poderá responder por homicídio culposo, com pena de até quatro anos de prisão. As autoridades alertam para a gravidade da situação e pedem mais consciência no trânsito.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

“Caveirão” blindado de fabricação europeia é testado pelo BOPE em Florianópolis

O governo estadual deve avaliar a possibilidade de adquirir unidades do modelo para reforçar as operações de segurança

Segurança

Homem é preso suspeito de furtar roupas e acessórios em shopping de Balneário Camboriú

A ação foi registrada pelas câmeras de segurança do local e ocorreu por volta das 19h30 deste domingo (27)

Segurança

Alerta de golpe! Criminosos tentam extorquir lojistas com falsas ameaças de invasão

Guarda Municipal de Florianópolis emite alerta sobre golpe que atinge comerciantes do centro

Segurança

Homem esfaqueia mulher, rouba R$ 2 mil e foge em SC

Mulher foi atacada pelo namorado após uma discussão

Segurança

Motorista foge da polícia e abandona carro de luxo com mais de 700 kg de maconha em SC

O veículo também tinha registro de furto no Paraná e circulava clonado, com placas falsas de outro carro com as mesmas características

Mais notícias

Geral

Pix Móveis inaugura terceira loja em Itapema na próxima semana

A nova loja, localizada na marginal da BR-101, próximo à rodoviária do bairro Tabuleiro, aposta em um showroom mais amplo e produtos de alto padrão

Segurança

“Caveirão” blindado de fabricação europeia é testado pelo BOPE em Florianópolis

O governo estadual deve avaliar a possibilidade de adquirir unidades do modelo para reforçar as operações de segurança