keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Caso raro: Porco nasce com olho gigante e sem nariz em Santa Catarina

Caso chocou moradores das propriedade rural de SC

porco olho gigante sem nariz 0 Visor Notícias
Foto: Redes Sociais, Reprodução

Santa Catarina registrou um caso raro envolvendo um porco. O leitão nasceu com um olho gigante no centro do rosto, sem nariz e com uma pequena ‘tromba’, no meio da cabeça. As extremidades do corpo do animal estavam mais vermelhas e ele não tinha o osso da mandíbula. Esse fato ocorreu na quinta-feira (20), em uma propriedade rural no interior da cidade de Brunópolis, no Meio-Oeste do Estado.

Como a falta do nariz gerou problemas respiratórios no animal, o porco acabou morrendo poucas horas depois de nascer. O professor do curso de veterinária da Udesc Lages, José Cristani, explica que esse é um tipo de má-formação congênita rara em suínos.  “Às vezes não tem a formação do osso do maxilar e da cavidade nasal. O animal nasce morto ou natimorto e morre logo depois do nascimento. É um caso raro e não tem como salvá-lo”, disse em entrevista ao Diário Catarinenese.

Já o médico veterinário Lucas Spadel explicou que essa anomalia pode acontecer em um ou mais animais da mesma leitegada. Apesar de ser um caso raro, o profissional especialista em suínos conta que essa má-formação é relativamente comum quando comparada a outras anormalidades em porcos — como palatosquise (fenda palatina) e artogripose (má-formação dos membros).

Neste caso de Brunópolis, vale destacar, o leitão nasceu vivo. Na foto abaixo (atenção, a imagem é forte), ele ainda não havia morrido, apesar da gravidade da situação. Casos como esse já foram registrados em outros lugares do Brasil. Em Guanhães, na zona rural de Minas Gerais, um leitão nasceu com apenas um olho no centro do rosto e com orelhas parecidas com a de elefante. Em São Paulo, numa propriedade rural em Votuporanga, um filhote de porco nasceu não só com um olho gigante, mas com orelhas desproporcionais e uma ‘tromba’ no meio da cabeça.   

porco olho gigante sem nariz 0 Visor Notícias
Foto: Redes Sociais, Reprodução

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Com informações do DC/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Famosos, Geral

Porta que salvou Rose em Titanic é leiloada por R$ 3,5 milhões

O destroço flutuante que serviu para Rose se agarrar até a chegada de um bote foi arrematado nesta segunda-feira (25)

Mais notícias

Segurança

PRF apreende 272 garrafas de vinhos argentinos importados ilegalmente na BR-101 em Itajaí

A quantidade máxima permitida de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros mensais, por pessoa

Segurança

Delegado dá detalhes sobre a investigação do incêndio em loja de carros em Joinville

A suspeita é de incêndio criminoso, resultando na destruição total de cerca de 60 veículos e das instalações da loja