keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casan implanta racionamento de água na Grande Florianópolis

Oito bairros tiveram fornecimento de água suspensos nesta terça

7b8b1c86b7bf8958f3b6090578370c70 Visor Notícias

Por conta da baixa nos reservatórios, devido à estiagem que afeta diversas regiões de Santa Catarina, a Casan informou nesta terça-feira (26), que o fornecimento de água em seis bairros da região continental de Florianópolis e dois de São José foram suspensos. Em comunicado, a empresa informou que foi necessário o corte do abastecimento nos bairros Estreito, Coqueiros, Capoeiras, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Itaguaçu, da Capital e de São José, Campinas e Kobrasol estão sem água. A interrupção no abastecimento durante todo o dia – das 9h às 20h – deve-se à estiagem que reduz em cerca de 70% o volume do Rio Pilões, principal manancial de abastecimento do Sistema Integrado.

Para compensar a perda, a Companhia vem realizando uma série de operações, como a implantação de uma 4ª Bomba principal na Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) do Rio Cubatão, que deve ser acionada até o fim desta semana. Até sábado, portanto, não está descartada a hipótese de interrupções no abastecimento em outras áreas da Região Metropolitana, as mais altas ou pontas de rede. “Por isso é fundamental que toda a população, afetada ou não diretamente, colabore e reduza seu consumo habitual de água” explica o engenheiro Joel Horstmann, Superintendente Regional Metropolitano.

Em fase final de instalação, a 4ª Bomba injetará mais 500 litros/segundo (l/s) na captação do Cubatão a partir de sábado. Outras bombas complementares foram instaladas, num total de 12, permitindo que a ERAB Cubatão chegue à capacidade de 2.200 l/s, reduzindo a dependência do Rio Pilões – cuja vazão caiu de 2.100 l/s para 650 l/s devido à falta de chuvas.

Somente a 4ª Bomba representa um investimento de R$ 2 milhões. Fabricada no Rio, recebe motor de 1.300 CV de potência importado da Índia. Desde sexta-feira há uma grande movimentação na ERAB, um trabalho que envolve engenheiros, técnicos e guindastes devido às dimensões e peso dos equipamentos.

ADUTORA ATRASADA

A 4ª Bomba principal e as 12 bombas complementares foram instaladas para suprir o atraso na licitação da nova adutora de 800mm que aumentará ainda mais a capacidade da ERAB Cubatão. A demora na obtenção de licença ambiental, a falta do interesse das empresas durante a primeira abertura de preços (“licitação deserta”) e atrasos gerados pela pandemia para licitar novamente retardaram o processo de uma obra prevista para junho. A CASAN refez a licitação e estabelece um novo cronograma para a obra até dezembro.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão