keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casan é condenada por poluir rio em Florianópolis

Desastre ambiental ocorreu em 2016 quando houve um extravasamento de esgoto in natura recorde com uma grande poluição da Praia de Canasvieiras

O juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis (Vara Federal Ambiental), finalizou a sentença da ação civil pública sobre a questão do Rio do Brás, em Canasvieiras. Ele condenou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a apresentar em 30 dias e a executar em 90 um projeto de recuperação integral do rio e da praia, situados no norte da Ilha de Santa Catarina.

A sentença determina, também, a apresentação e execução de um projeto de reforma da estação de tratamento de esgoto (ETE) do Rio do Brás, para impedir que o esgoto seja despejado nos rios, incluindo o Papaquara. O projeto deve ser aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF). A multa em caso de descumprimento é de R$ 100 mil por dia, a ser cobrada em ação regressiva contra os agentes públicos envolvidos.

“Ocorreu um desastre ambiental, pois no início de 2016 houve um extravasamento de esgoto in natura recorde, com uma grande poluição da Praia de Canasvieiras”, afirmou o juiz na sentença. “Milhares de turistas ficaram doentes e houve um grande prejuízo para o turismo de Florianópolis”, observou Krás Borges.

Segundo o juiz, a própria Casan admitiu “que era necessária uma reforma emergencial [na ETE], tendo realizado (…) algumas medidas para a limpeza do Rio do Brás”. Para Krás Borges, “houve praticamente o reconhecimento do pedido por parte da Casan, eis que se constatou na prática que [a ETE] era ineficiente”.

A ação tem como autores, além do MPF, a União, o Ibama e o ICMBio. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Geral

Mulher compra couve-flor em mercado de SC, acha cobra escondida e pensa que é ‘pegadinha’

Mulher chegou a ser atacada pela cobra ao achar que animal era falso

Geral

Vídeo: Sargento pede a namorada bombeira em casamento no meio de incêndio

O papel chegou a pegar fogo! Depois do pedido, o sargento se ajoelhou na frente da namorada, para formalizar o pedido

Geral

SC distribui doses nesta terça para vacinar adolescentes contra a Covid-19

Levantamento realizado pela Dive nesta segunda (27) mostra que 343.658 pessoas que tomaram a primeira dose contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a D2

Geral

Fotos: parto raro de bebê empelicado é registrado em Santa Catarina

O registro do momento foi compartilhado nas redes sociais da clínica e chamou a atenção dos internautas

Mais notícias

Segurança

Poste cai e deixa dois trabalhadores feridos em Itajaí

Os funcionários trabalhavam quando o poste caiu e acabou atingindo os trabalhadores

Política

Acordo define Antidio Lunelli como candidato do MDB ao governo do Estado

A bancada federal acompanhou agenda com os pré-candidatos que ocorreu nesta semana no Vale do Itajaí