keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Casan é condenada por poluir rio em Florianópolis

Desastre ambiental ocorreu em 2016 quando houve um extravasamento de esgoto in natura recorde com uma grande poluição da Praia de Canasvieiras

O juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal de Florianópolis (Vara Federal Ambiental), finalizou a sentença da ação civil pública sobre a questão do Rio do Brás, em Canasvieiras. Ele condenou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a apresentar em 30 dias e a executar em 90 um projeto de recuperação integral do rio e da praia, situados no norte da Ilha de Santa Catarina.

A sentença determina, também, a apresentação e execução de um projeto de reforma da estação de tratamento de esgoto (ETE) do Rio do Brás, para impedir que o esgoto seja despejado nos rios, incluindo o Papaquara. O projeto deve ser aprovado pelo Ministério Público Federal (MPF). A multa em caso de descumprimento é de R$ 100 mil por dia, a ser cobrada em ação regressiva contra os agentes públicos envolvidos.

“Ocorreu um desastre ambiental, pois no início de 2016 houve um extravasamento de esgoto in natura recorde, com uma grande poluição da Praia de Canasvieiras”, afirmou o juiz na sentença. “Milhares de turistas ficaram doentes e houve um grande prejuízo para o turismo de Florianópolis”, observou Krás Borges.

Segundo o juiz, a própria Casan admitiu “que era necessária uma reforma emergencial [na ETE], tendo realizado (…) algumas medidas para a limpeza do Rio do Brás”. Para Krás Borges, “houve praticamente o reconhecimento do pedido por parte da Casan, eis que se constatou na prática que [a ETE] era ineficiente”.

A ação tem como autores, além do MPF, a União, o Ibama e o ICMBio. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Mais de 800 mil pessoas já declararam o Imposto de Renda 2024 em SC

Prazo para envio começou no dia 15 de março e segue até 31 de maio

Geral

Anvisa mantém proibição de cigarros eletrônicos no Brasil

Pelo menos quatro milhões de pessoas já utilizam o dispositivo no país

Geral

Pizza low carb é opção saudável e saborosa para emagrecer

Receita dispensa o uso de farinha e é rica em ingredientes nutritivos

Geral

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com novo conceito de marca

Esta unidade é a terceira loja do país com o novo conceito e a primeira de Santa Catarina

Mais notícias

Tempo

Geada e chuvas isoladas são esperadas em SC nos próximos dias; veja a previsão do tempo

Epagri/Ciram indica dias de sol, nevoeiros matinais e possibilidade de chuvas

Segurança

Jovens com passagens policiais são alvos de tiros em Joinville

As identidades dos atiradores ainda não foram confirmadas