keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller

Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas

O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pela CASAN e desenvolvido em parceria com o Consócio Iberê, composto por sete municípios da região, venceu na categoria Recuperação de Áreas Degradadas 

Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó-Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Chapecó e Cordilheira Alta.

Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas. Aumento da disponibilidade de água, contenção da erosão das margens dos riachos, reaparecimento de fauna local e melhoria do trabalho e dos produtos fabricados nas propriedades são alguns dos benefícios citados por famílias que participam do projeto.

“É um trabalho importantíssimo para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias”, destaca o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina.

Em 2012 o projeto recebeu dois reconhecimentos. Pelo Ministério do Meio Ambiente, integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, e noPrêmio ANA 2012, foi vencedor na categoria Organismos de Bacia. Em 2015 também recebeu o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).

Preservação da cobertura vegetal

Na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e Irani predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores aderem de forma voluntária para desenvolver ações de preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes.

Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada.

 

Além da CASAN e prefeituras, são parceiros do Consórcio Iberê a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Unochapecó.

 

Prêmio Fritz Müller

 A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, as 13 instituições públicas e privadas ganhadoras da 19ª edição do Prêmio Fritz Müller. Outras sete empresas receberão um Certificado por terem projetos de destaque na área ambiental. Neste ano, 70 organizações se inscreveram para participar do prêmio destinado a iniciativas de cuidados com o meio ambiente.

O prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos. A entrega dos troféus e dos certificados será no dia 31 de outubro, no Hotel Majestic.

 

Os vencedores 

 

Recuperação de Áreas Degradadas – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) – troféu – e Fundação Certi (certificado)

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc Geração

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

Educação Ambiental – FCDL/SC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio, Chapecó

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

Produto Ecológico – Celulose Irani

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)

Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Homem invade campo de futebol e ameaça crianças com pedaço de pau

Testemunhas, incluindo um pai descreveram a cena como perturbadora

Geral

Cooperativa escolar de Itapema CoopReis elege nova diretoria

Cooperativa, que surgiu em 2018, desenvolve trabalhos com propósitos de incentivar a cultura cooperativista no ambiente escolar

Geral

Drones são utilizados para itensificar combate à dengue em Porto Belo

Objetivo é assegurar que todas as medidas preventivas sejam tomadas para proteger a saúde pública, evitando a proliferação da dengue

Geral

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h da Vokkan

Estimativa é que o novo Pronto Atendimento 24h realize em média 9 mil atendimentos por mês

Geral

Mutirão que oferece descontos em dívidas acaba nesta quinta-feira em SC

Os descontos para quitar débitos pendentes podem alcançar 96%

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão