keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller

Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas

O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pela CASAN e desenvolvido em parceria com o Consócio Iberê, composto por sete municípios da região, venceu na categoria Recuperação de Áreas Degradadas 

Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó-Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Chapecó e Cordilheira Alta.

Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas. Aumento da disponibilidade de água, contenção da erosão das margens dos riachos, reaparecimento de fauna local e melhoria do trabalho e dos produtos fabricados nas propriedades são alguns dos benefícios citados por famílias que participam do projeto.

“É um trabalho importantíssimo para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias”, destaca o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina.

Em 2012 o projeto recebeu dois reconhecimentos. Pelo Ministério do Meio Ambiente, integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, e noPrêmio ANA 2012, foi vencedor na categoria Organismos de Bacia. Em 2015 também recebeu o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).

Preservação da cobertura vegetal

Na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e Irani predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores aderem de forma voluntária para desenvolver ações de preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes.

Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada.

 

Além da CASAN e prefeituras, são parceiros do Consórcio Iberê a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Unochapecó.

 

Prêmio Fritz Müller

 A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, as 13 instituições públicas e privadas ganhadoras da 19ª edição do Prêmio Fritz Müller. Outras sete empresas receberão um Certificado por terem projetos de destaque na área ambiental. Neste ano, 70 organizações se inscreveram para participar do prêmio destinado a iniciativas de cuidados com o meio ambiente.

O prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos. A entrega dos troféus e dos certificados será no dia 31 de outubro, no Hotel Majestic.

 

Os vencedores 

 

Recuperação de Áreas Degradadas – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) – troféu – e Fundação Certi (certificado)

Agricultura Sustentável – ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)

Conservação de Insumos de Produção (água) – Whirlpool S.A. Eletrodomésticos

Conservação de Insumos de Produção (energia) – Celesc Geração

Controle de Poluição Atmosférica – Portobello

Educação Ambiental – FCDL/SC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)

Gestão Ambiental – Hospital Regional Terezinha Gaio, Chapecó

Gestão Socioambiental – Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)

Instituto de Pesquisa – Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)

Produto Ecológico – Celulose Irani

Reciclagem – Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)

Resíduos Sólidos – Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)

Turismo Ecológico e Sustentável – Costão do Santinho Resort

Geral

Mulher encontra cobra venenosa dentro de saco de alface

Produto foi comprado em uma rede de supermercado

Geral

Setor de serviços em Santa Catarina tem alta de 9,9% em fevereiro

O volume de serviços em SC no acumulado de janeiro e fevereiro teve crescimento de 7,5%, o maior entre as 27 Unidades da Federação.

Geral

Caixa sorteia R$ 30 milhões da Dupla-Sena da Páscoa neste sábado

Com apenas uma aposta da Dupla-Sena, o apostador concorre a dois sorteios no mesmo concurso. Ganha quem acertar 3, 4, 5 ou 6 números, tanto no primeiro quanto no segundo sorteio.

Geral

Leão-marinho resgatado em SC tinha bala de arma de fogo alojada na cabeça

Ainda na quarta-feira, o pinípede foi hidratado e medicado. Mesmo com todos os esforços da equipe, o leão-marinho morreu no início da manhã desta quinta.

Geral

Ministério Público dá prazo para empresas potencialmente poluidoras apresentarem licenças ambientais em Porto Belo

A multa diária de R$ 5 mil deverá ser aplicada caso deem continuidade às atividades poluidoras sem as devidas licenças após o prazo concedido para regularização

Mais notícias

Segurança

Vídeo: Motorista embriagado causa engavetamento na BR-101

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Voluntários atenderam a ocorrência