keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Carta do presidente da Anvisa cobrando retratação de Bolsonaro faz parlamentares governistas discutirem sua exoneração

Leia na Coluna esplanada de hoje direto de Brasília

antonio barra torres presidente da anvisa 1 69353 Visor Notícias
Jefferson Rudy/Agência Senado

Embate

Em meio ao embate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, parlamentares governistas falam em ressuscitar um projeto que possibilita a exoneração de dirigentes de agências reguladoras. A “reação”, ventilada em grupos de deputados, senadores e aliados bolsonaristas, ganhou força após a contundente carta de Barra Torres, na qual pediu retratação de Bolsonaro sobre supostos interesses do órgão com a aprovação da vacinação de crianças contra o Covid-19. 

Voto de censura

O projeto (PLS 507/2007) tramitou no Senado durante sete anos e foi arquivado em 2014. O texto previa a aprovação de voto de censura por dois terços dos membros do Senado como hipótese de exoneração de dirigentes das agências.

Blindados

Conforme a atual legislação, os conselheiros e diretores de agências reguladoras só podem perder o cargo em caso de renúncia, condenação judicial transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar.

Como assim?

A afirmação do deputado Paulinho da Força de que as centrais não defendem a revogação – “mas sim mudanças” – da reforma trabalhista pegou as entidades de surpresa.

Desastre

É que seis centrais – inclusive a Força, da qual Paulinho é presidente licenciado – classificam a reforma aprovada no governo de Michel Temer como “desastre para a classe trabalhadora” e defendem que seja revogada, assim como fez o novo governo da Espanha, de centro-esquerda.

Ciro e Rede

Caciques do partido Rede Sustentabilidade não descartam, mas veem como “incompatível” a possível chapa presidencial formada por Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva. Para avançar, dizem, Ciro terá que ser mais incisivo na defesa da sustentabilidade e outras bandeiras ambientais sustentadas pela Rede.

Apagão

Líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG) encabeça a coleta de assinaturas para viabilizar a criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde. “O Brasil precisa saber se informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas”, afirma.

Foram 324, Bolsonaro

Um levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil revela que as crianças entre cinco e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Dias atrás, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse desconhecer a ocorrência de mortes de crianças infectadas pelo Covid.

Roadshow

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) vai promover  Roadshow, em fevereiro, para esclarecer dúvidas referentes ao projeto e ao processo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A realização do leilão está agendada para 22 de março.

Inflação

Estudo feito pela Belo Investment Research mostra que o termo “inflação” foi o mais pesquisado na internet, mais publicado pela mídia e até mais utilizado pelos políticos na Câmara dos Deputados nos últimos seis meses de 2021. O Índice de Interesse Online no Google no Brasil subiu 50,9% em relação aos primeiros meses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Política

Lei que amplia a isenção de IPTU para pessoas com doenças crônicas é sancionada em Itapema

O Projeto de Lei nº 134/2024 foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana

Política

Vereadores mirins de Itapema participam de Seminário Regional em Penha

O objetivo do encontro foi contribuir com a formação política dos estudantes que participam do programa de educação para a cidadania

Política

Audiência na ANTT discute reabertura de acesso à BR 101 em Itapema

Reivindicação atende três bairros de Itapema - Alto São Bento, Casa Branca e Sertãozinho - que reclamam a reabertura do acesso à rodovia

Mais notícias

Geral

Família de Balneário Camboriú busca apoio para tratamento de Bernardo

Menino de seis meses foi diagnosticado com Braquicefalia severa e Plagiocefalia leve