keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Campanha de Vacinação contra poliomielite e sarampo começa na segunda-feira

De 06 a 31 de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, para crianças de um ano a menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas […]

De 06 a 31 de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, para crianças de um ano a menores de cinco anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. Em Balneário Camboriú a meta é vacinar 5.175 crianças, mantendo-as protegidas contra as doenças, erradicadas no país na década de 90. A campanha está sendo realizada pelo Ministério da Saúde devido aos baixos índices de vacinação em todo país, e ao surto de sarampo em alguns estados da Região Norte.

Além da vacinação contra sarampo e poliomielite, os pais de crianças de qualquer idade são convocados a comparecem nas unidades de saúde para colocar em dia as outras vacinas que também fazem parte da rotina de vacinação. Adultos com até 49 anos também podem se imunizar contra o sarampo e a poliomielite. “Ressaltamos que tanto as crianças que já receberam a vacina quanto as que não receberam devem se vacinar, porque será um reforço da vacinação”, alertou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Camboriú oferecem a vacina. No “Dia D”, que será dia 18 de agosto, as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sem parar para o almoço. A vacina VTV, conhecida como tríplice viral, protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. Já a vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, torna a criança protegida contra três tipos diferentes do vírus que causa esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil.

Infelizmente muitos pais, influenciados pelas “fake news” – notícias falsas compartilhadas nas redes sociais, estão deixando de vacinar os filhos, abrindo caminho para que doenças erradicadas há quase trinta anos, voltem a ameaçar a população. De acordo com a coordenadora da Sala de Vacinação Central, Suzany Henchoste Olibone, nos últimos dias em virtude das diversas reportagens em rede nacional mostrando as consequências da falta de vacinação, aumentou significativamente a procura pelas vacinas em Balneário Camboriú.

“Isso foi muito positivo, porque as notícias estão mostrando casos de diversas pessoas que contraíram poliomielite e tiveram paralisia infantil, porque naquela época não tinha vacina, daí os pais estão ficando preocupados e procurando a vacina”, disse Suzany. 

ESQUEMA VACINAL

Poliomielite
VIP: 2, 4 e 6 meses
VOP: Reforço (15 meses e 4 anos)

VTV (Tríplice Viral)
Crianças: primeira dose com 1 ano (12 meses) e reforço com 1 ano e 3 meses (15 meses)
Adultos: duas doses para quem tem até 29 anos; e uma dose para quem tem até 49 anos

A vacinação é um direito da criança assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e um dever dos pais garantir a vacinação em dia.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema abre cadastro para participação em feiras e eventos

O edital está disponível no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br/politicasculturais)

Cidades

Falta de energia causa desabastecimento de água em Navegantes

O abastecimento deve voltar ao normal somente após o reestabelecimento da energia elétrica, feito pela CELESC

Cidades

Itajaí terá ambulatório para pré-triagem de pacientes com autismo

Atendimentos iniciam na segunda-feira (15) no Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA)

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Mais notícias

Segurança

PF apreende quase 1 tonelada de maconha às margens do Rio Paraná

Toda a maconha abandonada estava acondicionada em 41 fardos

Política

Roberto Jefferson registra candidatura à Presidência no TSE

A chapa terá Padre Kelmon como candidato à vice-presidente