keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido pela Unesco como Geoparque Global

A chancela insere a região do Sul de Santa Catarina no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países

Canions Geoparque 1 Visor Notícias
Divulgação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como um território de relevância geológica internacional. Desta forma, a partir desta quarta-feira, 13, o território catarinense passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). A decisão foi anunciada pela Unesco durante a 214ª sessão do Conselho Executivo, realizada nesta quarta, em Paris, na França. 

“Esse é um dia histórico para o turismo de Santa Catarina. Somos o segundo Geoparque Global da Unesco no Brasil, um resultado de muita luta do Governo do Estado, do Consórcio dos municípios. Os Cânions do Sul são um atrativo sem igual no Brasil e, com toda a certeza, vamos impulsionar e fortalecer ainda mais a economia da região com um turismo sustentável e forte”, disse o presidente da Santur, Henrique Maciel.

A chancela insere a região do Sul de Santa Catarina no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países. Os Geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

Geoparque balões

O Caminhos dos Cânions do Sul é formado por quatro municípios de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul: Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

No dia 21 de abril, a Unesco apresenta os novos Geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas, no canal do YouTube: Global Geoparks Network. Com isso, o Brasil passa a ter três representantes, sendo o primeiro deles o Geoparque Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006. Agora os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte) recebem o título ao mesmo tempo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Alles Park anuncia novas atrações para a Páscoa com festas e shows

Sete atrações inéditas e celebrações pascais prometem magia em Pomerode

Turismo

Costa Esmeralda CVB realiza pesquisa para avaliação da temporada de verão 2023/2024

Empresários do setor do turismo, incluindo hospedagem, lazer, gastronomia, eventos, comércio e serviços estão convidados para contribuir; link no texto

Turismo

Prefeitura de Itapema divulga projeto de reurbanização no Molhe do Rio Bela Cruz

A iniciativa é uma colaboração público-privada e promete transformar o local em um novo ponto turístico para a cidade

Turismo

Fazzenda Park Resort apresenta inovações e se destaca na Expo Turismo 2024

O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de março em Curitiba

Turismo

Conheça as belas atrações do turismo religioso e gastronômico de Nova Trento

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão sobre a capital catarinense do turismo religioso

Mais notícias