keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido pela Unesco como Geoparque Global

A chancela insere a região do Sul de Santa Catarina no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países

Divulgação

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) chancelou o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul como um território de relevância geológica internacional. Desta forma, a partir desta quarta-feira, 13, o território catarinense passa a integrar oficialmente a Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN). A decisão foi anunciada pela Unesco durante a 214ª sessão do Conselho Executivo, realizada nesta quarta, em Paris, na França. 

“Esse é um dia histórico para o turismo de Santa Catarina. Somos o segundo Geoparque Global da Unesco no Brasil, um resultado de muita luta do Governo do Estado, do Consórcio dos municípios. Os Cânions do Sul são um atrativo sem igual no Brasil e, com toda a certeza, vamos impulsionar e fortalecer ainda mais a economia da região com um turismo sustentável e forte”, disse o presidente da Santur, Henrique Maciel.

A chancela insere a região do Sul de Santa Catarina no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável e abre portas para novas oportunidades de cooperação com outros 176 Geoparques em 46 países. Os Geoparques são considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se revelam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades.

Geoparque balões

O Caminhos dos Cânions do Sul é formado por quatro municípios de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul: Praia Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado e Morro Grande. O território abrange uma área total de 2.830 km2 e cerca de 74 mil habitantes.

No dia 21 de abril, a Unesco apresenta os novos Geoparques em um evento digital de boas-vindas que pode ser acompanhado ao vivo pela internet, a partir das 9 horas, no canal do YouTube: Global Geoparks Network. Com isso, o Brasil passa a ter três representantes, sendo o primeiro deles o Geoparque Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006. Agora os Caminhos dos Cânions do Sul e o Geoparque Seridó (Rio Grande do Norte) recebem o título ao mesmo tempo.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Fotos: Piçarras terá o primeiro parque de diversões em cima de píer do Brasil

A estrutura será instalada no final do molho do rio Piçarras, que faz divisa entre as cidades de Balneário Piçarras e Penha

Turismo

Comtur realiza Fórum de Turismo em Itapema

Fórum de Turismo encerrou com a eleição por indicação para o Conselho Municipal de Turismo do biênio 2022/2023

Turismo

Governo de SC implanta R$19 milhões para a pavimentação da Rota dos Lagos

Estima-se que aproximadamente meio milhão de turistas visitam a região por ano

Turismo

Conheça a nova atração turística da Serra Catarinense que deve entrar para o livro dos recordes

A atração terá passagens para pedestres, um mirante para a cidade, balanço infinito, pergolado e uma fonte de água, que poderá congelar no inverno

Turismo

Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido pela Unesco como Geoparque Global

Caminhos dos Cânions do Sul é formado por quatro municípios de Santa Catarina e três do Rio Grande do Sul

Mais notícias

Mercado Imobiliário

FG Empreendimento anuncia o primeiro hotel upscale de Balneário Camboriú

Abertura do novo centro de eventos da cidade reforça a escolha da ampliação da diversificação de investimentos e incentiva nova rota para região

Cidades

Itapema irá ganhar nova praça com mais de 7 mil metros quadrados

A Prefeita Nilza Simas acompanhou as obras na tarde desta segunda-feira (23/05)