keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Caminhoneiro Zé Trovão se entrega à Polícia Federal de Joinville

Zé Trovão passou os últimos dois meses no México.

ZE TROCAO CAMINHONEIRO RADICAL JOINVILLE SC 2021 55.jpg Visor Notícias

Nesta terça-feira (26), o caminhoneiro Zé Trovão se entregou na sede da Polícia Federal em Joinville, no Norte do Estado. Ele estava foragido desde o início de setembro, quando teve a prisão decretada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Zé Trovão passou os últimos dois meses no México. Em nota, a defesa afirma que ele se apresentou espontaneamente à polícia. “Na qualidade de advogados do Sr. Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, informamos que na data de hoje promovemos sua apresentação espontânea ao Excelentíssimo Senhor Doutor Delegado Chefe da Polícia Federal em Joinville – Santa Catarina, cidade de seu domicílio. Assim, está ao dispor da Justiça para provar sua inocência. Na sequência, a defesa formulará pleitos de liberdade”.

O comunicado é assinado pelos advogados criminalistas Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad, de Curitiba. Ainda não está claro como o caminhoneiro conseguiu retornar ao país sem ser interceptado pelas forças de segurança. A coluna questionou a PF se Zé Trovão entrou no país por via aérea ou terrestre, mas ainda não houve resposta. Todas as informações estao concentradas na Coordenação de Comunicação da PF, em Brasília.

Atos antidemocráticos

Zé Trovão foi incluído entre os investigados no inquérito que apura atos antidemocráticos depois que apareceu ao lado do cantor Sérgio Reis em um vídeo, gravado em Brasília, em que o cantor falava em invadir o Supremo Tribunal Federal (STF). O caminhoneiro já era figura fácil nas redes sociais bolsonaristas, embora não seja reconhecido como uma liderança de classe entre os motoristas de caminhão.

No dia 20 de agosto, Zé Trovão foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão por incitação a atos antidemocráticos, expedidos pelo STF, que também teve outros alvos em SC. A ordem de prisão viria depois, diante do descumprimento das determinações judiciais.

Fora do país desde agosto

O caminhoneiro teria saído do país ainda em agosto, antecipando o mandado de prisão que veio no início de setembro. Zé Trovão passou pelo Panamá e pelo México, onde hospedou-se em Guadalajara, Cidade do México e na turística Cancun, no Caribe. Em setembro, a PF colocou o nome de Marcos Antônio Pereira Gomes na lista vermelha da Interpol, onde estão os brasileiros com mandado ativo de prisão. Com isso, notificou a polícia internacional de que Zé Trovão era procurado pela Justiça no Brasil.

Mas, como estava no México, as leis locais determinam que a prisão fosse referendada pela justiça mexicana – o que tornou o caso uma saia-justa diplomática. No início de outubro, advogados de Zé Trovão pediram autorização para que ele retornasse ao país alegando dificuldades finianceiras para permanecer na América Central.

Ao que consta, essa autorização não foi concedida pelo STF. Na petição, a defesa alegou que o caminhoneiro é pai de um filho recém-nascido em Joinville, que depende “do trabalho e da renda paterna”, e que ele pretendia se apresentar espontaneamente à Justiça. A coluna apurou que não houve acordo prévio para apresentação de Zé Trovão nesta terça-feira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Política

Deputado de SC é o primeiro parlamentar “carbono zero” reconhecido pela ONU

Jorge Goetten foi reconhecido nesta segunda-feira (22) em Brasília

Política

SC projeta R$ 53 bilhões em orçamento para 2025

Proposta prevê investimento em recuperação de rodovias e incentivo ao empreendedorismo

Política

SC tem 19 prefeitos presos por supostos atos de corrupção

As operações conduzidas pelo Gaeco começaram há menos de dois anos

Política

Morre Paulo Konder Bornhausen, ex-político de SC e empresário

Paulo iniciou sua carreira política como deputado estadual em 1954

Mais notícias

Segurança

Bombeiro é atacado a pauladas em Balneário Camboriú

Um bombeiro foi ferido na noite de terça-feira (23) enquanto atendia a uma ocorrência de briga de casal em Balneário Camboriú. O incidente ocorreu por volta das 20h30 na rua 916, área central da cidade, […]