keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú zera fila por audiometria

Dados do Cerfis mostram que fila de audiometria zerou no município. Quase 400 moradores foram atendidos este ano na especialidade.

 
O Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis) de Camboriú zerou a fila de avalições de audiometria – exame para detecção de alterações auditivas – na última semana de setembro. Com cerca de dez atendimentos diários, a unidade especializada supriu a demanda existente desde o início de 2016. Quase 400 moradores foram atendidos durante este ano.
 
Segundo o fisioterapeuta e coordenador do Cerfis, Renato Augusto Poncelet, quem precisar realizar as avalições consegue agendamento imediato. “Trabalhamos com a referência vinda das Unidades Básicas de Saúde. Assim, agendamos os exames após solicitação de um otorrinolaringologista ou neurologista da rede. Com a higienização da fila de espera, conseguimos ofertar mais agilidade no tratamento de alterações do sistema auditivo e detectar com brevidade, por exemplo, se alguém tem a necessidade do uso de um aparelho auditivo ou possui déficit de atenção impulsionado por isso”, enfatiza.
 
Foram realizados no Centro de Reabilitação e Fisioterapia, entre 1° de janeiro e 31 de agosto, 9.673 atendimentos. Os meses de maio, julho e junho são os com maior assistência: 1.602, 1.430 e 1.417, respectivamente. Dados repassados pela coordenação do local mostram ainda que sessões para tratar casos de lombalgia (dores na coluna) e tendinopatia (inflamações musculares) figuram como as mais recorrentes durante os oitos meses.
 
Dentre outras informações levantadas, estão a predominância de atendimentos para pessoas entre 45 e 70 anos de idade; e moradores do Centro, Monte Alegre, Areias e Rio Pequeno. Além disso, é maior a procura de mulheres pelo serviço.
 
Mirian Valeriano Cavalcante, de 36 anos, sofreu um acidente de trânsito em dezembro e precisou colocar 13 pinos no braço esquerdo. Em cerca de um mês após a cirurgia, a moradora foi chamada para avaliação e iniciou o tratamento. Para melhorar as funções motoras, são feitos exercícios de mobilização do punho e de aumento da amplitude de movimento. Segundo ela, a assistência ofertada já surte efeitos e a auxilia em atividades comuns. “Depois da primeira sessão, já consegui mexer a mão e os dedos, coisas que eu não conseguia logo após o acidente”, enfatiza.
 
Centro especializado em tratamento fisioterapêutico
 
O Cerfis de Camboriú atende pessoas que necessitam de tratamento fisioterapêutico ou fonoaudiológico, referenciados pela Atenção Básica. Para ser atendido na unidade, é necessário que o moradores se consultem com um médico clínico-geral na Unidade Básica do bairro em que residem. Se for identificada a necessidade, o profissional irá encaminhar o paciente para o Centro e, após agendamento, ele entrará na fila de espera. Assim que chamado, o paciente passará por uma avaliação e iniciará as sessões – cerca de dez, podendo aumentar de acordo com a análise da fisioterapeuta para cada caso.
 
Sete fisioterapeutas e três fonoaudiólogos integram a equipe do Cerfis. Para propiciar ainda mais o bem-estar aos pacientes, o Centro possui um carro que faz o deslocamento de pacientes cadeirantes e impossibilitados de se locomoverem sozinhos. A unidade especializada está localizada na R. Porto Alegre, n° 674, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas – sem fechar para o almoço.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

Rede de Clínicas São Lucas com sede em Itajaí é vendida por quase R$ 70 milhões

Grupo de São Paulo confirmou a compra e promete manter a marca e os 160 colaboradores

Tempo

Temporais com granizo são previstos pra Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas: