keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú zera fila por audiometria

Dados do Cerfis mostram que fila de audiometria zerou no município. Quase 400 moradores foram atendidos este ano na especialidade.

 
O Centro de Reabilitação e Fisioterapia (Cerfis) de Camboriú zerou a fila de avalições de audiometria – exame para detecção de alterações auditivas – na última semana de setembro. Com cerca de dez atendimentos diários, a unidade especializada supriu a demanda existente desde o início de 2016. Quase 400 moradores foram atendidos durante este ano.
 
Segundo o fisioterapeuta e coordenador do Cerfis, Renato Augusto Poncelet, quem precisar realizar as avalições consegue agendamento imediato. “Trabalhamos com a referência vinda das Unidades Básicas de Saúde. Assim, agendamos os exames após solicitação de um otorrinolaringologista ou neurologista da rede. Com a higienização da fila de espera, conseguimos ofertar mais agilidade no tratamento de alterações do sistema auditivo e detectar com brevidade, por exemplo, se alguém tem a necessidade do uso de um aparelho auditivo ou possui déficit de atenção impulsionado por isso”, enfatiza.
 
Foram realizados no Centro de Reabilitação e Fisioterapia, entre 1° de janeiro e 31 de agosto, 9.673 atendimentos. Os meses de maio, julho e junho são os com maior assistência: 1.602, 1.430 e 1.417, respectivamente. Dados repassados pela coordenação do local mostram ainda que sessões para tratar casos de lombalgia (dores na coluna) e tendinopatia (inflamações musculares) figuram como as mais recorrentes durante os oitos meses.
 
Dentre outras informações levantadas, estão a predominância de atendimentos para pessoas entre 45 e 70 anos de idade; e moradores do Centro, Monte Alegre, Areias e Rio Pequeno. Além disso, é maior a procura de mulheres pelo serviço.
 
Mirian Valeriano Cavalcante, de 36 anos, sofreu um acidente de trânsito em dezembro e precisou colocar 13 pinos no braço esquerdo. Em cerca de um mês após a cirurgia, a moradora foi chamada para avaliação e iniciou o tratamento. Para melhorar as funções motoras, são feitos exercícios de mobilização do punho e de aumento da amplitude de movimento. Segundo ela, a assistência ofertada já surte efeitos e a auxilia em atividades comuns. “Depois da primeira sessão, já consegui mexer a mão e os dedos, coisas que eu não conseguia logo após o acidente”, enfatiza.
 
Centro especializado em tratamento fisioterapêutico
 
O Cerfis de Camboriú atende pessoas que necessitam de tratamento fisioterapêutico ou fonoaudiológico, referenciados pela Atenção Básica. Para ser atendido na unidade, é necessário que o moradores se consultem com um médico clínico-geral na Unidade Básica do bairro em que residem. Se for identificada a necessidade, o profissional irá encaminhar o paciente para o Centro e, após agendamento, ele entrará na fila de espera. Assim que chamado, o paciente passará por uma avaliação e iniciará as sessões – cerca de dez, podendo aumentar de acordo com a análise da fisioterapeuta para cada caso.
 
Sete fisioterapeutas e três fonoaudiólogos integram a equipe do Cerfis. Para propiciar ainda mais o bem-estar aos pacientes, o Centro possui um carro que faz o deslocamento de pacientes cadeirantes e impossibilitados de se locomoverem sozinhos. A unidade especializada está localizada na R. Porto Alegre, n° 674, no Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas – sem fechar para o almoço.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Valor será pago de hoje até a próxima terça-feira

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Mais notícias

Tempo

Após semana de frio extremo; veja como fica o tempo em Santa Catarina nos próximos dias

O frio continua nos próximos dias, mas não tão intensos quanto na última semana

Animal

Fotos: Milhares de tainhas são capturadas em praias catarinenses

Os lanços mais expressivos ocorreram em Bombinhas