keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú reduz desperdício de água pela metade

Trabalho de Gestão e Controle de Perdas (GCP) realizado pela Águas de Camboriú reduziu índice de perdas de 48% para 25% em dois anos

O Brasil desperdiça quase 40% da água potável nos sistemas de distribuição, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A perda é causada por vazamentos nas tubulações, erros de leitura de hidrômetros, roubos e fraudes. Em Camboriú, devido a um trabalho de Gestão e Controle de Perdas (GCP) realizado pela concessionária Águas de Camboriú, o índice de desperdício reduziu de 48% registrado no ano de 2016 para 25% no primeiro semestre de 2018.

A forte presença de fraudes é um dos fatores que diferenciam o Brasil de países com baixos índices de perda de água e de faturamento. A média das perdas de faturamento no Brasil em 2016 foi de 38,5%, ou seja, 23 pontos percentuais acima da média de países desenvolvidos, que é de 15%. As perdas trazem consequências tanto para o próprio sistema de produção, quanto para o meio ambiente, já que um elevado nível de desperdício equivale a uma necessidade de produção superiores ao volume efetivamente demandado.

No município, segundo o gestor de operações da Águas de Camboriú, Gabriel Balparda Fasola, a ativação do GCP está baseada em seis pontos específicos: gestão de pressão, gestão de micromedição, detecção de fraudes, controle de vazamentos, velocidade nos reparos e gestão da infraestrutura. Desde 2016, ações como a gestão da pressão em diferentes pontos do sistema, a renovação do parque de hidrômetros, o controle de vazamentos e um forte trabalho de identificação de ligações clandestinas contribuíram para esta queda no percentual de perdas.

De janeiro de 2017 – quando o índice de perdas em Camboriú já tinha reduzido para 36% – até abril deste ano, quando a concessionária registrou índice de 21%, foram deixados de desperdiçar um total de 1.461.280 m3 de água, volume necessário para abastecer a cidade de Camboriú por dois meses e meio. “Diante dos números nacionais, este é um grande avanço para o sistema de abastecimento de Camboriú”, observa Gabriel.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Força-tarefa de Itapema atuou durante toda a madrugada para diminuir estragos do ciclone

Foram registrados em média 150mm de chuva nas últimas 24h e cerca de 26 mil unidades ficaram sem energia elétrica

Cidades

Ciclone: Itapema suspende aulas, atendimento em Posto de Saúde, Mirante e Sine

Até o momento algumas ruas registram alagamentos, queda de barreiras e árvores

Cidades

Alunos da APAE de Balneário Camboriú recebem oficinas de artes visuais

As atividades de formação contribuem para o desenvolvimento dos alunos artistas que vão produzir as ilustrações da segunda edição do livro Histórias Especiais

Cidades

Itajaí inicia obras de R$17 milhões que deve pavimentar 40 ruas da cidade

A grande operação vai contemplar com melhorias ruas de diversos bairros da cidade

Cidades

Observadores de aves se reuniram em Itapema neste final de semana

Os observadores participaram de saídas de campo para a prática no Sertão do Trombudo e Praia Grossa no sábado (06/08) e aves marinhas no domingo (07/08)

Mais notícias

Economia

11 dicas para presentear e agradar os papais sem gastar muito no Dia dos Pais

Separamos diversas opções que podem ser encontradas nas lojas do Fort Atacadista, como kits para churrasco, bebidas e itens do bazar; compras no atacarejo ainda garantem cupons para concorrer a 23 carros