keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú reduz desperdício de água pela metade

Trabalho de Gestão e Controle de Perdas (GCP) realizado pela Águas de Camboriú reduziu índice de perdas de 48% para 25% em dois anos

O Brasil desperdiça quase 40% da água potável nos sistemas de distribuição, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A perda é causada por vazamentos nas tubulações, erros de leitura de hidrômetros, roubos e fraudes. Em Camboriú, devido a um trabalho de Gestão e Controle de Perdas (GCP) realizado pela concessionária Águas de Camboriú, o índice de desperdício reduziu de 48% registrado no ano de 2016 para 25% no primeiro semestre de 2018.

A forte presença de fraudes é um dos fatores que diferenciam o Brasil de países com baixos índices de perda de água e de faturamento. A média das perdas de faturamento no Brasil em 2016 foi de 38,5%, ou seja, 23 pontos percentuais acima da média de países desenvolvidos, que é de 15%. As perdas trazem consequências tanto para o próprio sistema de produção, quanto para o meio ambiente, já que um elevado nível de desperdício equivale a uma necessidade de produção superiores ao volume efetivamente demandado.

No município, segundo o gestor de operações da Águas de Camboriú, Gabriel Balparda Fasola, a ativação do GCP está baseada em seis pontos específicos: gestão de pressão, gestão de micromedição, detecção de fraudes, controle de vazamentos, velocidade nos reparos e gestão da infraestrutura. Desde 2016, ações como a gestão da pressão em diferentes pontos do sistema, a renovação do parque de hidrômetros, o controle de vazamentos e um forte trabalho de identificação de ligações clandestinas contribuíram para esta queda no percentual de perdas.

De janeiro de 2017 – quando o índice de perdas em Camboriú já tinha reduzido para 36% – até abril deste ano, quando a concessionária registrou índice de 21%, foram deixados de desperdiçar um total de 1.461.280 m3 de água, volume necessário para abastecer a cidade de Camboriú por dois meses e meio. “Diante dos números nacionais, este é um grande avanço para o sistema de abastecimento de Camboriú”, observa Gabriel.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave