keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú recebe o novo curso do SENAI

De terça a sexta-feira da semana que vem, moradores poderão se inscrever para formação em Modelagem e Costura Industrial do Vestuário

X

A parceria entre a Prefeitura de Camboriú e o SENAI/SC trouxe mais um curso de capacitação para os moradores da cidade. A partir da terça-feira, dia 19, e até a sexta-feira, dia 22, será possível se inscrever para formação em Modelagem e Costura Industrial do Vestuário. As aulas serão ministradas numa unidade móvel do SENAI, que já está estacionada na cidade, à espera da primeira turma, no bairro Taboleiro. As inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na rua Olga Bernardes Amorim, 127 – no centro. São 20 vagas disponíveis para essa primeira turma.
 
Maira Brandão, responsável pelas relações com o mercado no SENAI da região, explica que o currículo do curso engloba três módulos: Modelagem, Costurabilidade e Qualidade, e Prática de Costura. “Os alunos vão aprender desde a parte de modelagem, que inclui anatomia, tabelas de medidas, elasticidade dos tecidos, marcação e técnicas de modelagem. No módulo Costurabilidade e Qualidade, entre outras coisas vão aprender sobre como a analisar os principais defeitos e classificar as costuras”, conta.
 
O último módulo – Prática de Costura – é o mais longo: dura 100 horas do curso, que tem carga horária total de 200 horas. Segundo Maira, o objetivo é permitir que os estudantes dominem o uso das máquinas, tecidos, exercitem tipos de costura, compreendam todo o processo de costura e acabamentos. Para se inscrever, é preciso morar em Camboriú, ter a partir de 18 anos e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. Quem tem filhos menores de idade, também precisa apresentar a certidão de nascimento dos mesmos.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, a escolha do curso levou em consideração as necessidades do mercado de trabalho da cidade em termos de profissionais qualificados. “Já temos empresas na região que precisam de profissionais qualificados e outras duas indústrias do ramo têxtil estão se preparando para investir em Camboriú. Com esse conhecimento, abrir seu próprio negócio na área também será uma possibilidade para muitos alunos”, acredita.
 
O prefeito Elcio Rogério Kuhnen destaca a importância do incentivo à qualificação profissional para a chegada de novos investimentos do setor privado na cidade. “A formação das turmas que realizarem esse curso será muito importante porque a partir do momento em que uma empresa se estabelecer na cidade, teremos mão de obra qualificada. A qualificação dos profissionais é fundamental para que novas indústrias invistam na cidade”, reforça.
 
A pedido da Prefeitura de Camboriú, metade do custo de cada aluno será subsidiada pelo SENAI. Maira Brandão explica que, com esse subsídio, o valor a ser pago pelos estudantes será de 8 vezes de R$ 157,80. A unidade móvel em que serão realizadas as aulas de Modelagem e Costura Industrial ficará estacionada até o final do curso no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida – rua Guaraparim, nº 304, no bairro Taboleiro. A previsão é que as aulas iniciem no dia 3 de outubro e devem terminar em março do ano que vem.

Cidades

Defesa Civil emite alerta máximo para deslizamentos em Santa Catarina

Nas últimas 72 horas, foram observados acumulados acima dos 100 mm no Litoral e Vale do Itajaí. Destacam-se os municípios de Florianópolis, com 250 mm e Guabiruba, com 180 mm

Cidades

Mãe e filha que morreram soterradas são veladas em Florianópolis

Além das duas vítimas, o filho e irmão das mulheres também morava na casa, mas ele saiu da residência pouco antes do incidente

Cidades

Delizamentos de terra interdiram ruas e isolam comunidades em Rodeio

A prefeitura orienta os moradores que residem em áreas de risco a acionar a Defesa Civil de Rodeio

Cidades

Bebê nasce às margens da SC-401, em Florianópolis

Os policiais encontraram uma mulher no banco traseiro em trabalho de parto

Mais notícias