keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Câmara de Vereadores vota nesta terça prestação de contas do município de Itapema

A Câmara de Vereadores de Itapema vota na noite desta terça-feira (16), durante a 6ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo 01/2021, que “aprova as contas do município, relativas ao exercício de 2019”. Esta […]

X
Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Itapema vota na noite desta terça-feira (16), durante a 6ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo 01/2021, que “aprova as contas do município, relativas ao exercício de 2019”. Esta é uma matéria que exige votação exclusiva do plenário, ou seja, a pauta dos vereadores fica “trancada” para votação de outros Projetos em tramitação.

Esta é uma atribuição fiscalizadora dos vereadores do município, que busca também dar transparência e controle ao cidadão, diante da execução orçamentária do município. Tanto é uma obrigação dos prefeitos prestar contas da sua gestão, como é dever do vereador fiscalizar tal ato, que também conta com o aval do Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público.

Parecer favorável

O Tribunal de Contas emite um parecer prévio à votação dos vereadores e recomenda à Câmara Municipal a: aprovação, com ressalvas ou a desaprovação das contas. Cabe, então, ao Poder Legislativo julgar esse parecer com a votação em plenário.

O parecer deste ano recomenda a aprovação das contas de Itapema. A Comissão de Finanças da Câmara, presidida pela vereadora Zulma Souza (Progressistas), e formada ainda pelos vereadores Léo Cordeiro (MDB) e Eurico Osmari (PSD), também emitiu parecer pela aprovação das mesmas.

Essa votação também demonstra que administração pública de Itapema – que envolve Executivo e Legislativo – está em dia com essa determinação da Constituição, que vem esclarecer à sociedade como foram aplicados os recursos públicos arrecadados pelo governo municipal.

Esse é processo de julgamento dos gastos públicos, que também pode ser fiscalizado pelo cidadão, com o acompanhamento das matérias em votação, que ficam disponíveis para consulta pública no site da Câmara de Itapema, no menu “Atividade Legislativa”, página “Ordem do Dia” ou ainda em “Projetos”.   

Fonte: Visor Notícias

Geral

MPF alerta Prefeitura de Florianópolis sobre risco de indenização milionária por imóvel em área de preservação

Segundo o TRF4, não é permitido o enriquecimento pelo recebimento de verbas por áreas de preservação, que não podem ser utilizadas.

Geral

Casos de mormo em Santa Catarina fazem Cidasc alertar pecuaristas sobre a doença

Os animais, depois da identificação do foco da doença, são sacrificados. Os técnicos da Cidasc também explicam que a propriedade onde a doença foi registrada é interditada e acompanhada pelo órgão.

Geral

Família real britânica confirma morte de príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II

Uma declaração do Palácio de Buckingham dizia: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo".

Geral

Quinto caso de febre amarela em humanos é confirmado em Santa Catarina

Todos os cinco casos não tinham registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações

Geral

Estudantes de Itapema entregam cartas de esperança para profissionais da saúde

O trabalho foi coordenado pela Coordenadora Ana Lucia Ribeiro Gomes e a professora Dayane Lays Guimarães

Mais notícias