keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Vereadores aprova Plano de Mobilidade de Itapema

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 19/2017, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do município.

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 19/2017, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do município. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço que abrange toda a cidade. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, bicicletas…), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs…). A busca pelo equilíbrio de todos esses fatores, para que a circulação de carros e pedestres tenha um fluxo adequado, é o grande desafio da administração pública.

O PL foi estudado por um corpo técnico formado por engenheiros da Prefeitura e os vereadores. Após os estudos, os legisladores Fabrício Lazzari (Fafá- PP), Alexandre Xepa (SD) e Cleverson Tanaka (PDT), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, formularam algumas Emendas.

Segundo Fafá, relator do Projeto, as Emendas vem adequar o PL à Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevista na Lei Federal Nº 12.587/2012. “O PlanMob constava com algumas divergências junto à Lei Federal. As Emendas procuraram fazer com que o Plano não fugisse da Legislação. Nós adequamos, portanto, a Lei Municipal à Nacional. Mas as mudanças foram poucas”, afirmou Fafá.

Após a formulação das Emendas, o PlanMob passou por uma Audiência Pública. Nela, população, e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo discutiram a proposta. Com as reivindicações da Audiência, os vereadores voltaram a discutir o PlanMob que foi aprovado, enfim, na Sessão dessa semana.

Agora, o PlanMob está de acordo com a Lei Federal e deve começar a ser implantado pelo Poder Executivo Municipal nos próximos anos.

Cidades

Porto Belo decide proibir festa em escuna, no Caixa D’aço, que era anunciada nas redes sociais

A prefeitura de Porto Belo anunciou que proibiu a Seaparty 2ª Edição, que estava prevista para o próximo dia 23, em uma escuna na praia do Caixa D’aço. Os ingressos estavam sendo vendidos a R$ […]

Cidades

Polícia Civil desvenda homicídio em São José

Após investigações, a Polícia Civil desvendou o crime de homicídio praticado na direção de veículo automotor ocorrido na noite do dia 13/12/2020, em São José, na Grande Florianópolis. A ação é da Divisão de Investigação […]

Cidades

Apresentador Ratinho passa final de semana em Itapema, visita a prefeitura e compra sapatos em São João Batista

O empresário e apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho, passa o final de semana em sua casa em Itapema. Ele é mais uma das celebridades que escolheu Itapema e o litoral de Norte de […]

Cidades

Caminhão tomba na BR-101 e deixa criança em estado grave

Menino foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Garuva

Cidades

Vídeo: Jacaré ataca cachorro e acaba morto por moradores no litoral catarinense

Um Jacaré foi morto por moradores da Localidade de Barra do Saí, em Itapoá, depois que ele atacou o cachorro de uma moradora. Com mais de dois metros de comprimento o animal largou o cão, […]

Mais notícias