keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Vereadores aprova Plano de Mobilidade de Itapema

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 19/2017, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do município. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço que abrange toda a cidade. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, bicicletas…), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs…). A busca pelo equilíbrio de todos esses fatores, para que a circulação de carros e pedestres tenha um fluxo adequado, é o grande desafio da administração pública.

O PL foi estudado por um corpo técnico formado por engenheiros da Prefeitura e os vereadores. Após os estudos, os legisladores Fabrício Lazzari (Fafá- PP), Alexandre Xepa (SD) e Cleverson Tanaka (PDT), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, formularam algumas Emendas.

Segundo Fafá, relator do Projeto, as Emendas vem adequar o PL à Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevista na Lei Federal Nº 12.587/2012. “O PlanMob constava com algumas divergências junto à Lei Federal. As Emendas procuraram fazer com que o Plano não fugisse da Legislação. Nós adequamos, portanto, a Lei Municipal à Nacional. Mas as mudanças foram poucas”, afirmou Fafá.

Após a formulação das Emendas, o PlanMob passou por uma Audiência Pública. Nela, população, e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo discutiram a proposta. Com as reivindicações da Audiência, os vereadores voltaram a discutir o PlanMob que foi aprovado, enfim, na Sessão dessa semana.

Agora, o PlanMob está de acordo com a Lei Federal e deve começar a ser implantado pelo Poder Executivo Municipal nos próximos anos.

Cidades

Secretaria da Saúde e entidades debatem situação do setor de eventos em SC

Reivindicação do segmento é que o Estado avalie uma retomada

Cidades

SC é o primeiro estado brasileiro a integrar aliança global de Governo Aberto

Brasil, apenas a União e o município de São Paulo já faziam parte da OGP

Cidades

Plano de Contingência da Educação de SC é destaque entre os estados brasileiros

Retorno às aulas vai depender da matriz risco de cada região

Cidades

Fort Atacadista tem mais de 80 vagas em Porto Belo e promove Feirão do Emprego

Seletivas vão acontecer na quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de outubro no Fort de Porto Belo

Cidades

Balneário Camboriú contará com Núcleo territorial de Empresários da Vila Real, Iate Clube e Municípios

Com 12 empresas confirmadas, o núcleo será coordenado pelo empresário Joanilo de Souza Filho

Mais notícias