keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Vereadores aprova Plano de Mobilidade de Itapema

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 19/2017, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do município.

Na 34ª Sessão Ordinária da Câmara de Itapema, foi aprovado por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 19/2017, de autoria do Executivo, que institui o Plano de Mobilidade Urbana do município. A mobilidade urbana refere-se às condições de deslocamento da população no espaço que abrange toda a cidade. O termo é geralmente empregado para referir-se ao trânsito de veículos e também de pedestres, seja através do transporte individual (carros, motos, bicicletas…), seja através do uso de transportes coletivos (ônibus, metrôs…). A busca pelo equilíbrio de todos esses fatores, para que a circulação de carros e pedestres tenha um fluxo adequado, é o grande desafio da administração pública.

O PL foi estudado por um corpo técnico formado por engenheiros da Prefeitura e os vereadores. Após os estudos, os legisladores Fabrício Lazzari (Fafá- PP), Alexandre Xepa (SD) e Cleverson Tanaka (PDT), membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, formularam algumas Emendas.

Segundo Fafá, relator do Projeto, as Emendas vem adequar o PL à Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevista na Lei Federal Nº 12.587/2012. “O PlanMob constava com algumas divergências junto à Lei Federal. As Emendas procuraram fazer com que o Plano não fugisse da Legislação. Nós adequamos, portanto, a Lei Municipal à Nacional. Mas as mudanças foram poucas”, afirmou Fafá.

Após a formulação das Emendas, o PlanMob passou por uma Audiência Pública. Nela, população, e representantes dos Poderes Executivo e Legislativo discutiram a proposta. Com as reivindicações da Audiência, os vereadores voltaram a discutir o PlanMob que foi aprovado, enfim, na Sessão dessa semana.

Agora, o PlanMob está de acordo com a Lei Federal e deve começar a ser implantado pelo Poder Executivo Municipal nos próximos anos.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Itajaí

Com 230m² de área, o local atenderá cerca de 2 mil moradores do bairro

Cidades

Porto Belo terá festival gospel com shows nacionais

A proposta em 2022 será diferente dos anos anteriores, dando a oportunidade de os fiéis participarem de dois shows nacionais

Cidades

Balneário Camboriú é a número 1 do Brasil em padrão de vida e sustentabilidade

Ranking avaliou mais de 5 mil cidades brasileiras nos mais diversos setores, como qualidade de vida, tecnologia, inovação, saúde e educação

Cidades

IBGE inicia Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios em Piçarras

Pesquisa verifica infraestrutura do município para realização do censo demográfico em agosto

Cidades

Mais de 900 alunos da rede municipal de BC visitaram a roda gigante

Objetivo é ensinar aos estudantes a importância da preservação ambiental para o setor turístico de Balneário Camboriú

Mais notícias

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Segurança

Polícia Civil prende homem que estava foragido por tráfico de drogas em Tubarão

O homem foi preso ainda em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo