keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Itapema comemora os 59 anos da cidade

Os últimos 10 anos na Câmara de Itapema tem sido de modernização. Investimento na estrutura física, mas principalmente em novas tecnologias

0277 Visor Notícias
Divulgação

Hoje, dia 21 de abril, nossa cidade está em festa, com a comemoração do aniversário do município. A fundação administrativa de Itapema marca também, a fundação da Câmara Municipal de Itapema. Nesses 59 anos de caminhada, fizemos parte da história da construção de Itapema em toda sua riqueza social, econômica, ambiental.

Participamos de cada passo do seu desenvolvimento econômico, na elaboração de Leis que norteiam nossa natureza, a construção civil, o comércio, o turismo e tudo o que move a nossa economia. Atuamos diretamente na defesa da população com inúmeras Leis e ações apresentadas ao longo desta caminhada.

Fomos palco de todos os momentos importantes da nossa cidade: das manifestações e protestos, dos debates acalorados até os acordos dialogados pelo bem comum. Da fiscalização do dinheiro público com Leis Orçamentárias, até a construção de Leis que ajudam os contribuintes. Até as solenidades e homenagens emocionantes à nossa gente, que nos fazem ter certeza de que todo nosso esforço para chegar até aqui, valeu a pena!

Nós, do Poder Legislativo de Itapema, fazemos parte não só da vida administrativa da nossa cidade, mas de tudo que norteia o dia a dia da cidade e do cidadão. Da Lei que seguimos para construir nossas casas, até a Lei que defende nossos direitos, seja como cidadão, como empresário, como estudante da rede pública, etc. Tudo passa por aqui, pelas mãos e trabalho dos vereadores! Por isso, a cada dia, nos preocupamos em estar mais alinhados às demandas sociais, em nos modernizar e oferecer ferramentas de transparência e interação, para que possamos acompanhar a evolução da cidade que representamos!

A Câmara nos últimos 10 anos

Os últimos 10 anos na Câmara de Itapema tem sido de modernização. Investimento na estrutura física, mas principalmente em novas tecnologias. Veja alguns

  • 2012 – lançamento do livro dos 50 anos do Poder Legislativo: na gestão do então vereador e presidente Giliard Reis (MDB), foi lançado o livro que reuniu o acervo com todas Legislaturas da Câmara de Itapema, apresentando a biografia de cada vereador e guardando a história de todos que se dedicaram a vida pública como vereador de Itapema. O conteúdo elaborado por Nerci Simas Bernardes está disponível para download na Biblioteca virtual do site: www.itapema.sc.leg.br
  • 2013: primeira mulher presidente e mais vereadores: uma mudança significativa de 2012 para 2013, aumentou o número de vereadores de Itapema de 9 representantes para 13, e elegeu a primeira vereadora mulher à presidência do Poder Legislativo, na época, a vereadora Nilza Simas (PSD).
  • 2013 – Sessões Itinerantes: na gestão da então vereadora e presidente da Câmara, Nilza Simas (PSD), a Câmara realizou as Sessões Itinerantes, que percorreram os principais bairros de Itapema ao longo do ano, levando as Sessões Ordinárias para perto da comunidade e que contou com grande participação popular por onde passou.
  • 2015 – lançamento novo site: um salto tecnológico, que possibilitou a criação da versão “mobile” do site da Câmara, ou seja, a versão para leitura nos celulares do cidadão. A modernização do portal do legislativo é constante, e todo ano são feitas melhorias e disponibilizadas novas ferramentas. Ano passado foi criado o acesso direto ao grupo de notícias do WhatsApp. Esse ano, novo layout para receber a nova legislatura, e a implantação recente da ferramenta de consulta popular: Enquete Câmara, que registrou mais de 11 mil votos na primeira enquete, em 24 horas.
  • 2016: fim do recesso de julho: o mês de julho de 2016, foi o primeiro sem recesso parlamentar na Câmara de Itapema. A mudança na Lei Orgânica aconteceu na gestão do então presidente Xavier Legarrea (MDB). Durante o recesso parlamentar, não são realizadas Sessões Ordinárias. Hoje, o Legislativo tem recesso parlamentar da última terça-feira útil de dezembro, até o final de janeiro.
  • 2017 – Implantação da biometria: na gestão do então vereador e presidente, Xavier Legarrea (MDB), foi implantado no Legislativo o sistema de biometria para controle do ponto dos servidores efetivos e comissionados. O ponto eletrônico permite um controle mais rigoroso e eficiente das horas de trabalho do servidor.
  • 2018: criação da TV Câmara Digital: um marco na comunicação institucional da Câmara de Itapema, a TV Câmara leva semanalmente a cobertura dos principais assuntos debatidos e votados pelos vereadores. Mudança que veio acompanhar as transformação da mídia, com os crescimento da comunicação audiovisual. Totalmente online, os conteúdos são distribuídos nas redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, e ficam disponíveis no canal do Youtube (@camaraitapema) e também no site da instituição. Toda quinta, Às 20h, vai ao ar, ao vivo, o Jornal da Câmara.
  • 2019: novo sistema de transmissão ao vivo: investimento em transparência que possibilitou uma melhoria significativa nas transmissões ao vivo das Sessões Câmara de Itapema, que toda terça, às 19h, leva, em tempo real, o que acontece nas Sessões Ordinárias. Também são transmitidas ao vivo audiências públicas e licitações do Legislativo.
  • 2020: devolução de R$ 1,5 milhão à Prefeitura: na gestão do então presidente Sidinei Florência (Nei da van – PSDB), a Câmara registrou sua maior economia de dinheiro público, com a devolução de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura Municipal, ao final do ano.
  • 2021: mais mulheres na Câmara: foram 59 anos até chegar à eleição de 3 mulheres para uma mesma Legislatura. Hoje, nos representam no Legislativo, entre 10 homens, as três vereadoras: Beth Rocha (PSD); Raquel da Saúde (PSL) e Zulma Souza (Progressistas).

Como participar da Câmara?

Diariamente, centenas de atendimentos são registrados nos gabinetes dos 13 vereadores de Itapema, e também nos setores administrativos da Câmara de Itapema. Mas existem diversas formas de você participar e acompanhar o trabalho dos vereadores:

  • Acompanhando os debates e votação de Leis que acontecem nas Sessões Ordinárias, toda terça-feira, às 19h, de fevereiro até o final de dezembro;
  • utilizando a Tribuna do Povo: espaço para livre manifestação do cidadão, para debater temas relevantes, reivindicar, apresentar ideias aos vereadores (temporariamente suspenso em função do COVID-19);
  • Interagindo nos nossos canais de comunicação: acompanhando os diversos conteúdos informativos que levamos até a população, seja pelo nosso canal no Youtube, no nosso Instagram, Facebook, pelo grupo de notícias no WhatsApp, até mesmo pelo nosso portal, um completo e moderno site que reúne todos nossos serviços.
  • participando da reunião da Comissão de Justiça: toda quarta-feira, às 16h, os vereadores membros da Comissão de Justiça se reúnem para debater cada lei que ainda vai ser votada pelo plenário da Câmara. Tudo, é antes analisado por esta Comissão.
  • visitando o vereador: todos gabinetes estão abertos diariamente, de segunda a sexta, das 12h30 às 18h30, quando os vereadores atendem diretamente a população e suas reivindicações. Agende seu atendimento pelo fone (47) 3368 2578. No nosso site, o contato direto de cada vereador também está disponível ao cidadão.
  • criando uma Lei de Iniciativa Popular (LIP): esse é um mecanismo legal, garantido pela Constituição de 1988, que garante ao cidadão a oportunidade de criar e apresentar uma nova legislação. Para apresentar uma LIP, é preciso ter a assinatura de, pelo menos, 1% do eleitorado brasileiro; possuir o apoio de, no mínimo, 0,3% dos eleitores de ao menos 5 estados; e que o tema seja referente a apenas um assunto.
  • participando as audiências públicas: todos os anos, diversas audiências públicas acontecem no Plenário da Câmara. É nesse momento que o cidadão pode não só questionar Leis em tramitação, ou que serão propostas, como também apresentar ideias, alterações e sua sugestão ao poder público.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Segurança

Freira é sequestrada por colega de trabalho em Santa Catarina

Homem é técnico de enfermagem no mesmo asilo onde freira é diretora