keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Itapema aprova intérprete de libras nas atividades legislativas

Medida de inclusão, poderá garantir a participação de surdos e mudos nos acontecimentos da Câmara

A Câmara de Vereadores de Itapema aprovou na terça-feira (25), o Projeto de Lei, que vem garantir um intérprete de libras nas atividades legislativas. A iniciativa foi proposta pelo vereador Cleverson Tanaka (PSDB), e busca instituir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sua tradução simultânea nas principais ações do Poder Legislativo. O PL aguarda a sanção ou veto do Poder Executivo, que deve manifestar seu parecer dentro de 15 dias. Se sancionado, transforma a iniciativa em Lei Municipal.

A importante medida de inclusão, poderá garantir a participação de surdos e mudos nos acontecimentos da Câmara de Itapema, assim como possibilitar o acesso aos conteúdos e transmissões da instituição, sendo elas Sessões Ordinárias e Extraordinárias, Audiências Públicas, Sessões Solenes, transmissões ao vivo e da TV Câmara Digital. “Este não é só um passo importante para a Câmara de Itapema, mas um grande passo que contribui não só para o aspecto social, mas humano que temos que ter com a nossa população”, destacou Tanaka.

O Projeto de Lei determina o “direito à inclusão, à comunicação e a informação através da tradução simultânea, por intérpretes capacitados através do sistema LIBRAS, nas atividades legislativas da Câmara Municipal de Itapema”. Ao defender a aprovação do PL 27/2020, o vereador Tanaka lembrou que no Brasil existem duas leis que são referência para pessoas com deficiência: a Lei da Acessibilidade, do ano 2000, que define que o poder público que deve garantir às pessoas o direito à informação; e a segunda de 2002, que é conhecido como a Lei de Libras, que reconhece a Libras como a língua natural dos surdos e coloca como dever dos órgãos públicos apoiar e difundir esta linguagem. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Caminhão desgovernado tomba em ribanceira em Navegantes

Veículo estava sem motorista e proprietátio não sabe o que pode ter causado o acidente

Geral

Dika é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes

Pastora belga-malinois ajudará a fiscalizar as cargas da Portonave