keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Câmara de Itajaí discute morte de animais marinhos em redes de pesca ilegais

Resultado do debate será apresentado no relatório final da audiência pública

X
Divulgação

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou, na noite desta segunda-feira (13), uma audiência pública para discutir a morte acidental de animais marinhos em redes ilegais de pesca. O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo itajaiense, Marcelo Werner (PSC), e teve a participação de representantes do Executivo Municipal, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), órgãos de fiscalização, pesquisadores e representantes de ONGs e OSCIPs.
 
A audiência começou com a apresentação de um vídeo de José Truda, do Instituto Baleia Jubarte, que defendeu uma maior repressão contra as redes ilegais de emalhe, que além de prejudicar a biodiversidade marinha, tira o sustento de pescadores legais.
 
Em seguida, o professor da Univali e coordenador do Programa de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), André Barreto, apresentou dados dos seis anos de trabalho. O pesquisador apontou que 2021 foi um ano atípico em que encalharam 52 baleias Jubarte, sendo que 14 delas tiveram interação com redes de pesca. Além disso, destacou que várias espécies morrem devido às redes ilegais.
 
Também foram apresentados os trabalhos realizados pelo Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (Cepsul), do Instituto Anjos do Mar Brasil, Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Polícia Militar Ambiental, Greenpeace, Sea Shepherd, entre outros. Além disso, foram respondidas perguntas do público presente e de internautas que acompanharam a discussão pelas redes sociais.
 
Ao finalizar a audiência pública, o presidente da Câmara de Itajaí, Marcelo Werner, anunciou que entre os encaminhamentos a serem tomados estão: a produção de um relatório final com os resultados, que serão encaminhados ao Ministério Público Federal e ao Deputado Estadual Ivan Naatz, membro da Comissão de Meio Ambiente da Alesc; envio de requerimentos e indicações ao INIS; e uma nova reunião com as entidades que participaram do encontro para continuação dos debates.
 

Fonte: Visor Notícias

Política

Governo lança plano para promover transparência e participação social no Executivo

O documento foi apresentado em evento no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis

Política

Deputada Paulinha defende estudo da história das mulheres do campo e da cidade em Santa Catarina

Para a deputada Paulinha, estudar a história das Mulheres do Campo e da Cidade traz luz para o protagonismo feminino em Santa Catarina

Política

Ex-governador Raimundo Colombo recebe homenagem de vereadores de Navegantes

Câmara municipal aprovou por unanimidade moção de congratulações ao ex-governador

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Vídeo: Gestão Lucrativa do Tempo é tema da Academia Imobiliária desta semana

No Mercado imobiliário SC, toda semana, nosso consultor, Estevão Guerreiro, apresenta dicas e alternativas para quem já atua no setor e quer vender ainda mais. É a nossa “Academia Imobiliária. Nesta semana o tema foi […]

Mercado Imobiliário

Vídeo: Itapema contará com novo hotel da rede Intercity Hotels

O foco é atender clientes dos mais diversos públicos, mas principalmente àquele hóspede que busca um bom custo benefício para se hospedar em um curto período de tempo.