keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara aprova projeto “Itapema Legal”

Programa proposto pela Prefeitura traz novos critérios para aprovação de projetos urbanísticos, afim de tornar mais ágeis as liberações para edificações

O Projeto de Lei Complementar nº 13/2017, que chegou na Câmara de Itapema semana passada, foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça, dia 28/11, depois de ser amplamente discutido nas Comissões Legislativas e de uma reunião dos vereadores com representantes do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Itapema).

A Lei Complementar apresentada pela Prefeitura altera o Artigo 17 da Lei Complementar 08/2002, que estabelece o Código de Posturas de Itapema. Ela também vem instituir o programa “Itapema Legal”, que tem como objetivo implantar novos procedimentos e critérios para agilizar o sistema de encaminhamento e “aprovação de projetos, reformas, ampliações, demolições e vistorias finais de edificações” pelo Executivo. Segundo a prefeita Nilza Simas, o PL 13/2017 segue a tendência do Estatuto da Cidades, de desburocratizar os atos públicos.

A partir do programa “Itapema Legal”, a fiscalização da Prefeitura vai se ater aos requisitos urbanísticos das edificações – limites de recuo, embasamento e altura das construções – desobrigando os técnicos da fiscalização interna destas obras. No entendimento do poder público, o cumprimento das normas legais para projeto e execução de edificações, deve ser atendido pelo Engenheiro responsável por tal, já que entende-se que esta não é uma responsabilidade dos analistas da Prefeitura e, sim, deste profissional. 

 

1ª e 2ª votação

Na Sessão Ordinária do dia 21/11, a Câmara aprovou por maioria o PL 13/2017 em primeira votação, com dois votos contrários dos vereadores Tanaka (PDT) e Yagan Dadam (PR). Já na segunda votação da matéria que aconteceu neste dia 29/11, a matéria foi aprovada por unanimidade – mas com alterações importantes propostas pelos vereadores.

 

Projeto substitutivo

A redação original do PL Itapema Legal previa que o Executivo Municipal faria a “regulamentação específica acerca de documentos necessários contendo as normas para apresentação de projetos”, em outro momento. Durante a tramitação do projeto na Câmara, os vereadores debateram e entenderam que essa regulamentação já deve estar prevista na própria Lei Complementar 13/2017. O objetivo é dar mais consistência às exigências e segurança para quem vai construir, evitando novas mudanças na regulamentação sem aprovação da Câmara, e a cada troca de cargos diretivos ou Governo.

Atendendo à solicitação do Poder Legislativo, a Prefeitura então refez a redação da matéria, e apresentou para aprovação esta semana o “Projeto Substitutivo 1 ao PL Complementar nº 13/2017”. Com isso, o PL Complementar 13/2017 aprovado pela Câmara já contém a regulamentação com os critérios e regras da Lei “Itapema Legal”.

 

Emenda supressiva

O Projeto Substitutivo ainda recebeu uma emenda supressiva da Câmara. Todos os vereadores assinaram a Emenda Supressiva nº 1 – ao PL Complementar 13/2017, extinguindo o Artigo 17k. Ele previa como competência da “Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a atualização e criação de outros modelos de Projeto Legal, a serem adotados para aprovação de projetos e licenciamento de obras, mediante a expedição de Decreto, pelo Chefe do Poder Executivo Municipal”. Os vereadores não concordaram com a determinação prevista nesse artigo, e através da aprovação da Emenda garantiram que qualquer mudança no “Itapema Legal”, deva ser feita por Lei, e não por ato direto do Poder Executivo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Inusitado

Cidade de SC usa superdrones na luta contra infestação de maruim

Esses drones são equipados para dispersar um controlador biológico que altera o pH dos ovos dos mosquitos, impedindo novos nascimentos.