keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Caixas de som serão proibidas nas praias de Itapema

Projeto de Lei foi votado em caráter de urgência na Câmara de Vereadores

X
Foto: Ilustrativa

As caixas de som misturando diferentes estilos musicais e volumes, viraram febre nas areias do nosso litoral na última temporada, trazendo mais um desafio para a administração municipal: garantir a boa convivência e o sossego dos veranistas. Na noite desta terça-feira (05), o assunto entrou em pauta na Câmara de Vereadores de Itapema, com a votação do Projeto de iniciativa da prefeitura, que visa proibir o uso de caixas de som, alto-falantes ou “quaisquer outros equipamentos que causem perturbação ao sossego público” na orla de Itapema. A matéria chegou ao Legislativo no dia 4 de outubro, e foi votada em regime de urgência especial.

O Projeto de Lei Executivo nº 105/2021 aprovado por unanimidade no Legislativo, promove uma alteração no Código de Postura do município. As mudanças são válidas para toda orla, ou seja, envolve também toda extensão dos Parques Lineares do Centro, Meia Praia e Ilhota, bem como as ruas que dão acesso aos calçadões à beira mar, e vale para todas as praias de Itapema.  Também fica proibido instalar churrasqueiras ou similares nesses locais.

A medida, segundo a prefeitura, vem garantir o bem-estar público e a qualidade de vida coletiva, combatendo a poluição sonora e crimes ambientais. “É fundamental estabelecermos regras e ações para controlar o ruído excessivo, que vem interferindo na tranquilidade e sossego da população”, registra a prefeita Nilza Simas na justificativa do Projeto de Lei encaminhado para análise da Câmara.

A Prefeitura argumenta, ainda, os inúmeros registros de ocorrências por perturbação de sossego, em função do uso de caixas de som na faixa de areia, com som alto e aglomerações, o que vem afetando o sossego e bem estar de quem busca a praia para relaxar e curtir a natureza.

A fiscalização vai ficar por conta da Fundação Área Costeira de Itapema (Faaci). A punição para quem descumprir as novas regras prevê a apreensão dos equipamentos, e multas que variam de 100 a 200 UFIR´s. A devolução de caixas de som e churrasqueiras só ocorrerá com a comprovação do pagamento da multa. A medida passa a valer assim que a nova determinação da Prefeitura for publicada no Diário Oficial do Município.

Fonte: Visor Notícias

Geral

Caso dos respiradores: ação do Governo garante mais de R$ 34 milhões em bloqueios de bens e valores

Desde 2020, a PGE já entrou com três ações para a devolução dos R$ 33 milhões

Geral

Milagre não acontece e pastor que prometia ressurreição no terceiro dia é enterrado

Multidão acompanhou cortejo e aguardava pela ressureição prometida pelo pastor

Geral

Aulas da rede estadual em 2022 terão início no dia 7 de fevereiro

De acordo com o calendário, o primeiro semestre letivo termina no dia 16 de julho

Geral

Empresa apresenta inovador pneu sem ar e que não fura

O pneu inovador é vazado nas laterais, é resistente a furos e não apresenta queda de pressão, nem risco de danos laterais

Mais notícias

Segurança

Arteris bloqueia trecho da BR-101 em BC nesta quinta e sexta-feira; veja os locais

A Arteris Litoral Sul comunica a restrição temporária no trânsito da Via Gastronômica (Rua Dom Afonso) ao longo desta quinta-feira (28) e sexta-feira (29). O bloqueio ocorre na passagem sob a BR-101 para o lançamento […]

Política

Deputado Coronel Mocellin cobra demandas da segurança pública junto ao governador Carlos Moisés

O deputado Coronel Mocellin esteve, nesta segunda-feira, com o governador Carlos Moisés e com o comandante-geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira, para cobrar pleitos importantes da segurança pública.Entre os quais, agilidade no encaminhamento do […]