O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está no terceiro dia de trabalho nesta terça-feira (22) na cidade de Petrópolis. Os cachorros da corporação já ajudaram a encontrar sete vítimas até a manhã […]
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está no terceiro dia de trabalho nesta terça-feira (22) na cidade de Petrópolis. Os cachorros da corporação já ajudaram a encontrar sete vítimas até a manhã desta terça.
Os corpos foram encontrados em áreas de difícil acesso e foram localizados por conta de partes de tecidos humanos.
Parte da equipe atua na área Alfa 1, no Morro da Oficina, que é uma das regiões mais atingidas pela tragédia. O setor é de difícil acesso, pois está na parte baixa da cidade, ou seja, tudo o que estava em cima do morro deslizou e tomou conta do local.
A grande quantidade de lama mole e escombros deixam o trabalho dos bombeiros mais difícil e delicado. Na segunda-feira (21), foi utilizado maquinário para extração. Nesta terça, será utilizada uma técnica comum em Santa Catarina chamada desmanche hidráulico.
Essa técnica, que já foi aplicada em Brumadinho (MG), utiliza a força da água pressurizada para remover a lama.
Os militares do CBMSC embasam as buscas e as estratégias a partir de informações coletadas com os familiares das possíveis vítimas, que apontam os locais das casas atingidas.
“Destacamos que esta operação é uma missão de solidariedade e estamos trabalhando para trazer alento aos familiares das vítimas. Muito mais do que números, nós estamos tratando de pessoas e de trazer conforto aos familiares e amigos atingidos”, completou o CBMSC.