Na manhã de sábado (12), Bartho, um cachorro de 10 anos, morreu ao ser eletrocutado ao tocar em um fio de média tensão que se rompeu durante o temporal que atingiu São Paulo na noite anterior. O acidente ocorreu na rua Diogo dos Quadros, em Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista.
Os tutores de Bartho, Marina Guedes Corrêa e Rafael Kahane, relataram ao g1 que o corpo do animal permaneceu na rua por mais de 24 horas, devido à demora da concessionária Enel em desligar a energia da área. A interrupção do fornecimento ocorreu apenas às 12h15 de domingo (13), cerca de 29 horas após o rompimento do cabo.
Em nota, a Enel lamentou o ocorrido e afirmou que fará contato com a família para oferecer assistência. A empresa justificou a demora alegando que o fio energizado era resultado das fortes chuvas que afetaram a região. “A gente quer se despedir do Bartho, que estava com a gente há 5 anos. Queremos dar um fim digno a ele, mas ele ficou mais de 24 horas preso ao fio ligado”, disse Rafael, em desabafo ao saber que o corpo do animal só poderia ser removido após o desligamento da energia.
O acidente aconteceu por volta das 7h15 de sábado, enquanto Rafael e Marina faziam o passeio matinal com Bartho e outro cachorro. “O Bartho estava andando um pouco à nossa frente e, inesperadamente, ele pisou em um cabo de alta tensão rompido. Foi muito rápido, avassalador”, contou Rafael. O casal acionou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, mas foi orientado a aguardar a Enel para o desligamento da energia, devido ao risco.
Após a espera angustiante, a energia foi finalmente desligada ao meio-dia de domingo, e os tutores puderam remover o corpo de Bartho. Rafael informou que o casal decidiu cremar o animal e realizar uma cerimônia para homenagear sua memória. “Finalmente desligaram a energia e conseguimos remover o corpinho. Vamos cremar e fazer uma cerimônia que honre a sua história conosco”, declarou.
A Enel Distribuição São Paulo reforçou que tomou medidas para isolar o risco no local e que uma equipe foi direcionada para realizar os reparos necessários. A concessionária ressaltou que oferecerá apoio aos tutores de Bartho após o trágico incidente.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.