keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Brasil: rico em água doce, mas mal distribuída

Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso

Informativo 07 Visor Notícias

A água é um bem de vital importância para os seres humanos e também para a manutenção das atividades econômicas. Seria impossível pensar no desenvolvimento de qualquer povo, território ou nação sem a existência desse recurso. Entretanto, há vários países que sofrem com a escassez hídrica, tendo de adotar medidas para combater esse problema e livrar-se ao máximo dos impactos gerados por essa realidade.

O país considerado mais seco do mundo, ou seja, que apresenta a menor disponibilidade de água doce, é o Kuwait, um pequeno país do Oriente Médio – uma área predominantemente formada por desertos. Parte da água utilizada nesse país é importada e 75% dos recursos hídricos consumidos advêm do processo de dessalinização da água do mar.

Existem países, por outro lado, que apresentam uma grande abundância de água em seus territórios. É o caso do Brasil: o país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo. Contudo, esta água muitas vezes é mal distribuída devido à geografia nacional. A região Norte, por exemplo, é aquela que possui a maior concentração de água no país devido à Bacia do Rio Amazonas. Já as regiões Nordeste e Sudeste possuem os maiores históricos de seca e escassez de água. 

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, essas diferenças regionais devem ser notadas e levadas em consideração para garantir o abastecimento da população. “Nosso dever, como concessionária, é garantir que todos os moradores tenham o acesso à água tratada”, comenta.

“Ocasionalmente também passamos por momentos de escassez, falta de chuvas, nível baixo das captações. Por isso é tão importante que a população tenha consciência do uso consciente da água e que sejam promovidas todas as ações com o objetivo de economia e preservação deste bem natural”, completa ela.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Iniciado o prazo para renovação do alvará temporário em Itapema

A renovação teve início no dia 1º de abril e se estenderá até 30 de junho

Utilidade Pública

Nova fragata da Marinha é construída em Itajaí

O Programa de Construção das Fragatas Classe Tamandaré, visa modernizar a frota da Marinha Brasileira com quatro novos navios de guerra

Utilidade Pública

Saiba por que pedras de boi podem valer milhões

As pedras formam-se na vesícula biliar dos bovinos devido ao acúmulo de sais biliares e cálcio

Utilidade Pública

Suspeita de invasão cibernética faz PF suspender agendamento de passaportes online

Os agendamentos que já haviam sido realizados antes da suspensão serão atendidos sem alterações, seguindo a data e o horário previstos

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Cachorro morre durante falha no transporte de companhia aérea

O pet, que deveria ser enviado de Guarulhos para Sinop, Mato Grosso, foi erroneamente embarcado para Fortaleza