keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Bombinhas, Itapema e Porto Belo serão palco do 3º Festirua

Festival proporciona gratuitamente ao público algumas apresentações que só circulam em grandes cidades

cultura Visor Notícias
Foto: Guto Lemos/Divulgação


O 3º Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua) já está acontecendo desde 1° de outubro com uma programação on-line cheia de entretenimento de qualidade voltada para todos os públicos. O evento, que reúne artistas brasileiros e internacionais, terá também apresentações presenciais em Bombinhas, Itapema e Porto Belo, respeitando todas as medidas sanitárias de prevenção à pandemia de Covid-19.

Comunidade e turistas da Costa Esmeralda terão a oportunidade de assistir o espetáculo Bendito Os Beneditos, da Cia Inventor de Sonhos (SC), em Bombinhas, nos dias 10/10, domingo, às 16h, no Balaio Cultural da Feira de Artes e Artesanato (Rua Parati, s/n, Centro), e 12/10, feriado, às 16h, na 9ª Festa das Crianças (praça anexa à UPA, Bairro Zé Amândio). Já Itapema vai receber El Gran Circo Teatro de Luvas, da Cia Mútua (SC), dia 15/10, sexta-feira, às 15h30, no Espaço Cultural Nelson Santos (antigo Mercado Público, Rua 112, 40-100, Centro). O mesmo espetáculo passará também por Porto Belo, no dia 15/10, sexta-feira, às 9h30, no Palco das Artes (Avenida Francisco Severiano dos Santos, 137, Vila Nova).

O Festival proporciona gratuitamente ao público algumas apresentações que só circulam em grandes cidades, permitindo que moradores e visitantes tenham acesso a produções artísticas de nível nacional e internacional. Em função da pandemia, este ano o 3º Festirua conta com 30 dias de programação on-line, com vídeos de espetáculos, lives, workshops tutoriais, oficina, conservatório e master class.

“Queremos contribuir para o intercâmbio artístico internacional, garantindo acessibilidade, democratização e troca de experiências na arte cênica do teatro de bonecos”, comenta Sandra Baron, atriz, produtora cultural e coordenadora do Festival.

O evento é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta com o apoio da prefeitura de Bombinhas.

Espetáculos e suas histórias

O vibrante espetáculo Bendito Os Beneditos reúne vários personagens da tradição do mamulengo, aqui encarnados como Dona Quitéria, João Redondo, Sargento Bitola, Boizinho Brincadeira, Cobra das Sete Luas, Benedito e outros. A peça tem muitas brincadeiras e histórias apaixonantes narradas com a maestria e o bom humor característicos do gênero.

El Gran Circo Teatro de Luvas apresenta a linguagem do teatro de bonecos de luva para contextualizar um tradicional circo-teatro, com drama, comédia, suspense e muito mais. Aqui, apenas dois artistas interpretam todos os papéis.

Programação

A programação do 3º Festirua contará com a exibição de 28 vídeos de espetáculos de bonecos de todo mundo para o mundo todo, que ficarão disponíveis gratuitamente de 1º a 30 de outubro no site do festirua.com.br onde um link levará o espectador para a plataforma de filmes da Filmjoin. É uma programação de qualidade, com renomadas companhias do Brasil, Espanha, México, Peru, Venezuela, Argentina, Chile e Islândia.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público terá a oportunidade de acompanhar lives, no canal youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua, sobre teatro de sombra, animação, lambe-lambe e bonecos de luva. O argentino Sergio Mercúrio, o ex Titiritero de Banfield, fará a palestra on-line “Teatro de Animação: Novos Modos”, dia 6 de outubro, às 19h.

A programação conta ainda com uma aula virtual com especialista no segmento, no dia 5 de novembro, às 12h. O bonequeiro Bernd Ogrodnik enfoca a relação distinta entre o performer, o fantoche e o público que os une. Ogrodnik da Islândia é o marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

“É uma extensa programação de entretenimento de alta qualidade, gratuito, para toda a família, com alcance sem fronteiras. Com as apresentações on-line queremos chegar à casa das pessoas e garantir que a cultura seja parte do dia a dia delas. É uma grande oportunidade para o público e para os artistas”, finaliza Sandra Baron.

Quer saber mais?

Veja a programação completa no site festirua.com.br. Acompanhe também nossas redes: @festiruaon e facebook.com/FestiruaOn.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Simone Mendes, Titãs e Thiaguinho: confira a programação do Festival do Mar em Bombinhas

O evento acontecerá de 17 a 21 de abril em um espaço montado na Avenida Flamboyant, em Canto Grande

Cultura e Lazer

Evento marca o retorno do voo livre ao Morro do Careca em Balneário Camboriú

O "Colorindo o Céu de BC" começa nesta sexta-feira (22) e deve durar dois meses

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão