keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bombinhas inaugura novo sistema de tratamento de água

Investimento de R$ 55 milhões garante capacidade de tratamento de 140 litros por segundo

 

Um dos projetos mais ousados em tratamento e distribuição de água de Santa Catarina foi inaugurado nesta manhã (07), em Bombinhas. A Águas de Bombinhas entregou o novo sistema de abastecimento para a cidade: com um investimento de R$ 55 milhões, a empresa construiu um empreendimento moderno, com 27 quilômetros de adutora e capacidade de produção de até 140 litros por segundo de água.

A inauguração foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Zimbros e contou com a presença de autoridades, colaboradores da concessionária e representantes da comunidade. Durante o evento os participantes conheceram os detalhes do novo sistema e os processos de tratamento da água, desde a captação até a distribuição para a comunidade.

A partir de agora, a captação de Bombinhas é realizada no rio Tijucas, na zona rural do município, percorre o caminho da adutora passando por Porto Belo, até chegar no alto do Morro de Zimbros. “Bombinhas é uma cidade paradisíaca, repleta de belezas naturais e finalmente se torna independente em recursos hídricos. Estamos felizes e honrados em poder fazer parte da história dessa cidade, contribuindo para o crescimento econômico e turístico da região”, comenta o diretor presidente da Águas de Bombinhas, Carlos Roma.

O volume de água disponível para a cidade foi calculado pensando no consumo de todo o ano. Ou seja, a produção é suficiente tanto para o verão quando para o inverno. Agora, Bombinhas tem a capacidade de aumentar em até cinco vezes a sua produção de água, se comparado com os últimos anos. Durante os últimos meses a empresa concentrou esforços para concluir a obra de forma ágil, trabalhando de madrugada e em sistemas de plantão. “Fizemos diversas manobras e tomamos decisões pensando no bem-estar da população, optando pelos horários de menor movimento e trabalhando durante a noite para concluir o projeto”, completa Roma.

Vantagens do sistema

Além de Bombinhas, os municípios de Itapema e Porto Belo também serão beneficiados com o novo sistema de abastecimento. Isso porque o manancial do Rio Perequê, local onde até então era feita a captação para as cidades, já não tinha capacidade para atender a demanda dos municípios. Com a captação de Bombinhas em Tijucas, a oferta de água para os municípios vizinhos fica maior.

 

Além disso, a Águas de Bombinhas também ofereceu contrapartidas para Tijucas e Porto Belo pela passagem da adutora dentro dos municípios. Em Tijucas, 28.240 m² da Estrada Geral da Itinga estão sendo asfaltados e, em breve, serão entregues à população. Já em Porto Belo, a concessionária está repavimentando aproximadamente 14.900 m² da Avenida Governador Celso Ramos. Além disso, também construiu salas de aula em núcleos de educação infantil e irá reurbanizar cerca de 320 metros da orla da praia.

 

Sobre o projeto

 

A decisão de antecipar os recursos e iniciar a obra do novo sistema de abastecimento antes do prazo foi tomada em uma parceria com a prefeitura de Bombinhas, após o verão de 2016. A pedido do poder concedente, a concessionária antecipou a conclusão da ETA em três anos, inicialmente prevista para ser concluída somente no ano 5. Durante todo o processo, a Águas de Bombinhas manteve contato próximo com os municípios envolvidos, ouvindo a comunidade e atendendo os pedidos.

“Sempre mantivemos um contato estreito com as prefeituras envolvidas e a comunidade. Fizemos mudança de rotas, alteramos nosso traçado e acatamos pedidos da população, tudo para que a obra corresse da melhor maneira”, explica a diretora executiva da Águas de Bombinhas, Thaís Gallina. “Hoje entregamos nosso projeto para a população muito satisfeitos com o resultado”, completa. 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Uniedu: Governo do Estado concede 31 mil bolsas universitárias, recorde para o primeiro semestre

O investimento do Governo do Estado para a concessão de bolsas universitárias em 2022 também é um recorde

Cidades

Termina greve dos servidores de Florianópolis, após mais de uma semana

Trabalhadores voltam aos postos imediatamente. Greve começou em 15 de junho.

Cidades

Pode faltar água em Porto Belo devido as obras de drenagem

O abastecimento das Ruas Hermógenes da Silva, Jacob Pereira Cruz, Antônio Stadler e Morro do Moreira está comprometido devido a esta manutenção

Cidades

Secretaria de Assistência Social promove capacitação do Cadastro Único em São José

Intuito do encontro é atualizar os profissionais e a sociedade civil sobre as mudanças realizadas pelo Governo Federal

Cidades

Porto Belo recebe dois novos veículos para a Secretaria de Saúde

Veículos serão utilizados para as demandas da Secretaria de Saúde

Mais notícias

Segurança

Polícia Civil investiga morte de bebê de cinco meses em Criciúma

Óbito ocorreu dentro de casa na noite de sexta-feira (24)

Geral

Familiares se despedem do jornalista Dom Phillips em Niterói

Família disse que seguirá atenta aos desdobramentos das investigações