keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bombinhas é destaque na Açor 2017

A 24ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina festejou a cultura popular

Neste final de semana, de 10 a 12 de novembro, foi realizado pela Prefeitura de Palhoça e Núcleo de Estudos Açorianos – Nea da Ufsc, a 24ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, na bela e histórica comunidade de Enseada de Brito, berço da colonização açoriana em Palhoça.

E Bombinhas, uma vez mais, fez uma participação primorosa, com estande próprio da Fundação Municipal de Cultura, apresentação dos grupos de Boi de Mamão Eira meu Boi e da EEB Maria Rita Flor, das rendeiras do projeto Vô Sabe, Vô Ensina, inclusive com a presença da Mestra Lena (Helena Luíza da Silva), do grupo Folclórico Mixtura e do Chapéu Novo, projeto do grupo realizado por meio do edital Mestra Elza Rosa, da participação da Bandeiras do Divino Espírito Santo, além da comunidade que mais uma vez se fez presente acompanhando a comitiva, que este ano somou 102 integrantes.

A abertura na sexta-feira contou com a presença de diversas autoridades da região, entre elas o prefeito Camilo Martins e o vice-prefeito Amaro Júnior, anfitriões do acontecimento, que ostentavam sorrisos largos. E Bombinhas já teve sua primeira participação com a apresentação do Mixtura, que ao longo do festejo se exibiu por duas ocasiões com o grupo completo e uma somente com a tocata. Os integrantes do grupo vivenciaram dois momentos de muita emoção: realizaram uma participação especial ao tocar para seus afilhados, o grupo folclórico Casa da Dindinha, de Laguna, no sábado e no domingo a apresentação do futuro do conjunto, o grupo Chapéu Novo, projeto executado com recurso do Programa de Salvaguarda de Educação Patrimonial e do edital Mestra Elza Rosa. Sofia Stessler Lopes, de apenas 10 anos, já é uma dançarina experiente, são três anos do bailado açoriano. Cheia de sorrisos agradeceu o empenho dos professores, o incentivo dos pais e resume bem o sentimento dos integrantes: “me sinto orgulhosa de mim mesma, pois, eu amo dançar no grupo Chapéu Novo, que antes era Roda de Eira, e a cada ano aprendemos sempre mais”, comenta a dançarina prodígio.

No sábado a comitiva bombinense participou do desfile na praça da Enseada de Brito e teve as apresentações de Boi de Mamão. O Eira meu Boi, da FMC, com nova formação, levou integrantes da comunidade tradicional, músicos profissionais, amantes da cultura popular e estudantes e o do Maria Rita Flor, mostrou que o futuro da tradição está garantido, esbanjando uma meninada entusiasmada. Ambos, encantaram com seu colorido e beleza.

As rendeiras bombinenses, de bilro e crivo, do Projeto Vô Sabe Vê Ensina: Alessandra Lacerda, Andrea dos Santos, Carine Laranjeiras e a Mestra Lena, juntamente a criveira Célia Escolástica Vieira expuseram seus belos trabalhos. E a escritora Marcinha – Márcia Cristina Ferreira, fez um segundo lançamento do livro “A eira, a roda e o tempo: um retrato de Bombinhas a partir do olhar de seus moradores” na noite de sábado, no estande da Fundação de Cultura de Bombinhas, onde 120 exemplares foram entregues à comunidade palhocence, agentes, produtores e pesquisadores culturais e artistas do litoral catarinense. Ainda no sábado, a Fundação de Cultura de Bombinhas e o Nea realizaram um concurso de tarrafa que obteve nove concorrentes, inclusive uma mulher.

No domingo, 12 de novembro, último dia do festejo os bandeireiros Edemir Pinheiro Júnior (comunidade do Centro), Márcia Pinheiro (comunidade de Bombas) e Mestra Salete Maria Pinheiro Pereira (grupo Mixtura) representaram as 11 bandeiras do município de Bombinhas, na Missa das Bandeiras e da Folia do Divino Espírito Santo. Em seguida a celebração, presidida pelo pároco palhocence Frei Rogério Rubick, foi realizado o cortejo e o plantio do Mastro de São Sebastião conduzidos pelos Foliões do Divino de Penha e, por fim, hasteada a Bandeira de São Sebastião.

Nívea Maria da Silva Bücker, presidente da Fundação de Cultura, ressalta a grandiosa participação bombinense no 24º Açor e a importância do festejo para a cultura popular. “Eventos como o Açor são imprescindíveis para a manutenção das atividades culturais, principalmente dos grupos folclóricos, pois, é ali que os grupos se encontram, apresentam-se e interagem com o público, além do intercâmbio que é promovido”, destaca Nívea.

O 25º Açor, que acontece em 2018 ainda sem data predeterminada, tem na disputa para cidade-sede as cidades de Porto Belo, Penha e Garopaba. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Cidades

Após bom resultado em Itapema e BC, Governo de SC autoriza compra de 10 motolâncias para Florianópolis e Palhoça

Tecnico de enfermagem é quem pilota a moto e realiza o socorro rápido, antes da chegada das ambulâncias

Cidades

Draga holandesa retorna de Itajaí e dá início a segunda etapa do engordamento da praia em Jurerê Tradicional

Alargamento da praia de Jurerê será o maior já feito em Florianópolis e terá 3,38 km de obras- tanto a parte internacional quanto tradicional

Cidades

Vereador Alexandre Xepa prevê a demolição de imóveis abandonados em Itapema

Se aprovada, a medida permitirá que o município tome medidas concretas, incluindo a demolição, quando necessário, e posterior cobrança dos custos aos proprietários

Cidades

Balcão da Cidadania inicia atendimentos à população na Câmara de Itapema

Primeiro serviço disponível foi para a emissão de carteira de identidade, feita pelo Legislativo em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Apartamentos de um dormitório são os que mais valorizam no país, segundo relatório FipeZap

Edifício Voz, do Vivapark Porto Belo, é exemplo de empreendimento de estúdios de alto padrão

Turismo

Conheça os tesouros históricos e culturais de Porto Belo

Assista a reportagem completa do quadro Visor Verão