keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Bombinhas aposta no novo sistema de água como solução do desabastecimento

Além dos trechos que estão em andamento, a concessionária aguarda a autorização de Porto Belo para retomar o trecho de 2,5 quilômetros no município vizinho.

A concessionária Águas de Bombinhas trabalha para concluir a obra que garantirá o abastecimento da cidade. Além dos trechos que estão em andamento, a concessionária aguarda a autorização de Porto Belo para retomar o trecho de 2,5 quilômetros no município vizinho.

Neste meio tempo, a instalação do novo sistema continua em ritmo acelerado tanto em Bombinhas quanto em Tijucas. O projeto contempla 27 quilômetros de adutora que levará água bruta da captação no rio Tijucas até o morro de Zimbros, onde está sendo construída a nova Estação de Tratamento de Água.

Nos últimos dias Bombinhas bateu recorde de público reforçando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. A estimativa é de que aproximadamente 500 mil pessoas passaram a noite de Ano Novo no município, o que comprova a grande procura dos turistas pela cidade.

Com o alto número de visitantes, o consumo de água aumenta significativamente e o grande problema é a produção de água. Para abastecer Bombinhas durante os meses mais quentes do ano, são necessários 16 milhões de água por dia, de forma continuada e sem interrupções. Porém, o atual sistema tem capacidade de apenas 8,5 milhões de litros, sem a garantia de continuidade – ou seja, praticamente metade do necessário.

A boa notícia é que a solução está adiantada e esta é a última temporada que a cidade enfrenta este transtorno. De acordo com o diretor-presidente da Águas de Bombinhas, Ricardo Miranda, o cenário da região mudará completamente em alguns meses com a implantação do novo sistema. “A obra vai transformar a realidade do município, melhorando a qualidade de vida da população, o turismo e a economia”, comenta.

São mais de 50 milhões de investimentos somente neste sistema de água, o maior em saneamento do estado de Santa Catarina, com recursos próprios sem depender de contrapartida de recursos públicos. Além de Bombinhas, os municípios de Itapema e Porto Belo também serão diretamente beneficiados com o novo sistema. “Isso porque o manancial que hoje abastece Bombinhas é também compartilhado entre Porto Belo e Itapema. Uma vez que Bombinhas for autossuficiente no abastecimento, o volume de água que hoje é extraído do Rio Perequê fica para os municípios vizinhos”, explica Ricardo Miranda.

Para atenuar a falta de água, a concessionária disponibiliza caminhões-pipa que vêm trabalhando 24 horas para superar as dificuldades de locomoção na cidade. Conforme a diretora-executiva da concessionária, Thaís Forest Gallina, “os pipas não solucionam o déficit de produção de água, mas são um paliativo para quem está desabastecido. Um dos maiores desafios é a logística destes caminhões, por isso trabalhamos também de madrugada para que eles possam circular melhor”. 

Para pedir um caminhão-pipa, o morador deve procurar os canais de atendimento da empresa. Os caminhões ficarão à disposição durante toda a temporada, quando se encerra o período do plano verão.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Mais notícias

Esportes

Ciclismo de Itapema participa de nova competição neste final de semana

O time de Mountain Bike, disputará etapa válida pelos rankings estadual da Federação Catarinense de Ciclismo

Tempo

Fim de semana será de frio intenso em Santa Catarina; Termômetros podem marcar 0ºC

Durante as noites e madrugadas, os termômetros podem marcar mínimas próximas ou abaixo de 0ºC