Pela primeira vez, cinco binômios do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão participando da Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, que acontece em Florianópolis ao longo desta semana. O evento, que está em sua sétima edição, tradicionalmente foca nos cães de polícia, mas nesta edição inclui também a participação inédita do CBMSC.
Com 10 provas no total, os binômios — formados por bombeiro militar e cão — do CBMSC competem nas categorias de busca de pessoas, obediência funcional, desempenho físico e busca de tecidos humanos, sendo esta última uma modalidade experimental. O bombeiro Genivan Küll, que atua com o cão Nick, destacou a importância da participação: “Essa é a nossa primeira participação em um evento desse tipo, e é muito importante para revisar e aperfeiçoar nossos treinamentos.”
O coronel da reserva Walter Parizotto também enfatizou os benefícios do evento. “Sempre que o cão é colocado à prova, em uma situação de adrenalina elevada, ele se aperfeiçoa para as buscas reais. Então, sou extremamente defensor dessas provas esportivas.”
Os binômios participantes do CBMSC são formados por cabo Thiago Evandro Amorim e a cadela Moana, cabo Jean Renato Vieira e a cadela Ilha, sargento Genivan Küll e o cão Nick, e sargento Marcos Vieira com a cadela Luna. Ao todo, a competição reúne 57 competidores de todo o Brasil, representando forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, além de integrantes da sociedade civil.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.